Novo Avensis com mais conforto e segurança

A nova geração Toyota Avensis viu reforçados os atributos de conforto e segurança com a introdução da versão 2.2 D-CAT 150, equipada com uma nova caixa de velocidades automática. Mais tecnologia em prol da segurança e mais equipamentos, que tornam a condução mais descontraída, reforçam o posicionamento Premium do novo Avensis. A nova geração Avensis estreia pela primeira vez num automóvel de passageiros da Toyota a caixa de velocidades automática de seis velocidades. O novo motor 2.2 D-CAT desenvolve 150 cavalos às 3600 rpm e um binário de 340 Nm entre as 2000 – 2800 rpm, ao mesmo tempo que se encontra dotado da tecnologia D-CAT (Diesel Clean Advance Technology), produzindo 169 g/km* de CO2 (versão Sedan). A tecnologia Toyota D-CAT reduz as emissões de hidrocarbonetos (HC), Monóxido de Carbono (CO), Óxidos de Azoto (NOX) e partículas (PM). Esta tecnologia não requer qualquer tipo de manutenção ou aditivos. Esta nova motorização encontra-se acoplada a uma transmissão automática de 6 relações. Este novo conjunto foi desenvolvido sob o conceito Toyota Optimal Drive para oferecer aos seus clientes reduzidas emissões e baixo consumo de combustível, mas sempre sem comprometer as prestações e o prazer de conduzir.

Apresentada no passado mês de Fevereiro, a Nova Geração Avensis tem demonstrado uma elevada competitividade, ocupando a terceira posição no segmento D generalista, com uma quota de 15,8%. Refira-se que face ao ano transacto, e apesar da situação económica actual, o novo Avensis apresenta um crescimento de 3,5%.

Nova transmissão automática de seis velocidades no 2.2 D-4D 150

A nova transmissão automática de seis velocidades encontra-se disponível com o motor 2.2 D-4D 150. Esta unidade proporciona passagens rápidas, mas com baixo nível de vibração. O uso do controlo AI-SHIFT (controlo de passagens de caixa por inteligência artificial) permite a escolha duma estratégia de passagens de caixa que se adapta a particulares condições de estrada e às exigências do condutor. O controlo AI-SHIFT monitoriza o ângulo do acelerador, a activação do pedal de travão, a rotação do motor e a velocidade do veículo, escolhendo a velocidade e o momento de passagem de caixa que melhor se adaptam à situação. Um modo “Sport” permite um comportamento mais desportivo por parte da transmissão, também através da utilização do controlo AI-SHIFT. Esta nova transmissão automática oferece ainda a liberdade dum modo de comando sequencial de seis velocidades. Ao mover a alavanca de velocidades para a posição “M” (manual), o condutor poderá comandar sequencialmente a transmissão, quer através das patilhas, quer através da alavanca de velocidades.

Os engenheiros da Toyota desenvolveram um sistema de controlo para o modo sequencial, chamado “Sports Direct Shift”. Este sistema proporciona uma resposta mais directa e bloqueio do conversor de binário desde a segunda até à sexta velocidade. Isto permite uma condução mais desportiva, como se de uma transmissão manual se tratasse. As patilhas de comando e a simulação de “duplas” em redução trazem uma componente importante no que toca ao prazer de condução. O controlo das reduções ao estilo de “dupla” é conseguido através dum controlo da injecção de combustível e do controlo hidráulico da embraiagem. Através destes foi possível melhorar o tempo de redução e a resposta do motor significativamente. Como resultado, esta transmissão coloca-se como a mais rápida do mundo em reduções entre as motorizações Diesel.


Sistema Pré-Colisão

O novo PCS (Sistema de Pré-Crash), graças à nova caixa de velocidades automática, está disponível na motorização 2.2 D-CAT de 150 cavalos. Este sistema antecipa a possibilidade duma colisão e toma acções no sentido de reduzir as consequências de um impacto. O PCS começa por dar um sinal de aviso audiovisual em situação de perigo iminente. Caso a situação de perigo persista, o PCS activa os pré-tensores dos cintos dianteiros e coloca o Brake Assist em estado de alerta (este proporcionará adicional força de travagem mal o condutor prima o pedal de travão). Caso o PCS determine que a colisão é inevitável, então accionará os travões automaticamente, a fim de reduzir a velocidade de colisão e, dessa forma, reduzir as consequências desse impacto.


Cruise Control Adaptativo

O ACC (Cruise Control Adaptativo) utiliza o radar do sistema PCS para medir a aproximação a veículos mais lentos, mantendo uma distância constante. Este sistema tem como objectivo proporcionar um nível superior de conforto e segurança. Caso a faixa de rodagem esteja desimpedida, o ACC automaticamente acelera o Avensis até à velocidade anteriormente predefinida pelo condutor.



Assistência à manutenção da faixa de rodagem e aviso de saída

Para completar a lista de avançados sistemas de segurança disponíveis exclusivamente com motorização 2.2 D-4D 150 de caixa automática, o sistema PCS vem equipado com os sistemas assistência à manutenção da faixa de rodagem - Lane Keep Assist LKA e o aviso de saída de faixa – Lane Depart Warning LDW. Usando uma câmara digital instalada na parte superior do pára-brisas, estes sistemas previnem uma saída inadvertida da faixa de rodagem ao usar um aviso audiovisual, proporcionando também um pequeno binário de correcção no volante com o objectivo de manter o veículo dentro da faixa de rodagem. Com a introdução da nova motorização 2.2 D-CAT 150 acoplada à caixa de velocidades automática, a segurança e conforto saem largamente reforçados no novo Avensis com a inclusão dos sistemas PCS, ACC, LDW e LKA.

Comentários