A nova pickup da Volkswagen chama-se Amarok. No final de 2009 a primeira pickup de um fabricante automóvel europeu de volume será revelada ao mundo na América do Sul. A introdução no mercado na América do Sul está prevista para a Primavera de 2010 e o Amarok chegará à Europa no Verão. Com o Amarok a Volkswagen pretende entrar nos mercados mundiais de pickups, maioritariamente dominados pelos fabricantes japoneses. Já na última IAA, a feira de Veículos Comerciais realizada em Hanover, em Setembro de 2008, a Volkswagen Veículos Comerciais tinha apresentado um estudo do veículo, dando assim uma primeira impressão do seu novo quarto modelo. O Amarok sairá da linha de produção da fábrica argentina da Volkswagen, situada em Pacheco, perto de Buenos Aires.O nome Amarok provém da língua dos Inuit, que vivem no Norte do Canadá e na Gronelândia, e significa Lobo. Para os Inuit, um dos povos esquimós, o lobo é o rei da vida selvagem, pela sua força, robustez, resistência e superioridade.
Nos grandes mercados do Brasil e Argentina as pickups são muito procuradas como veículos simultaneamente de lazer e de trabalho, devido à sua versatilidade. A aptidão fora de estrada e a fiabilidade do Amarok farão deste veículo uma proposta muito atractiva.
"Este nome combina de forma excepcional com as características da nossa pickup, que vão estabelecer novos padrões para a sua classe. O Amarok deverá estimular associações positivas em todos os mercados internacionais relevantes e reforçar a diferenciação em relação aos concorrentes já estabelecidos, logo desde o início”, sublinha Stephan Schaller, CEO da Volkswagen Veículos Comerciais.
O Amarok é a primeira pickup deste tipo de um fabricante europeu e irá enfrentar sobretudo os concorrentes asiáticos no segmento das pickups de 1 tonelada. O sexto modelo da marca Volkswagen Veículos Comerciais, depois da Caddy, Transporter/Multivan e Crafter, e dois modelos exclusivos dos mercados sul-americanos Saveiro e T2, é um elemento importante na estratégia de crescimento do Grupo Volkswagen e abre um novo segmento para a Volkswagen.
Schaller comenta: "O Amarok eleva a nossa marca a uma nova dimensão, ainda mais internacional. A Volkswagen Veículos Comerciais está orgulhosa por desenvolver, construir e comercializar este veículo, que é extremamente importante para o crescimento de todo o Grupo e constitui um acréscimo estratégico e lógico à oferta mundial."
Desenvolvido de raiz, o Amarok será lançado como pickup de cabine dupla e tracção às quatro rodas. Mais tarde estará também disponível uma versão de cabine simples. Às suas propriedades principais, robustez e técnica avançada, acrescem motores económicos e a actual linguagem de design Volkswagen. O estudo apresentado na feira IAA proporcionou uma primeira impressão. O Amarok estará equipado com a nova geração de motores common rail com injecção turbodiesel (TDI), motores modernos, potentes e ao mesmo tempo económicos. Os baixos consumos e emissões do Amarok serão a referência no segmento das pickups.
O Amarok chegará aos mercados da América do Sul e Central na Primavera de 2010, seguindo-se o lançamento na Rússia e na Europa, bem como na África e Austrália.
Comentários
Enviar um comentário