Rali da Polónia - Hirvonen lidera e Loeb despista-se

O piloto francês Sébastien Loeb (Citroën), actual líder do Mundial de ralis, despistou-se durante a quarta classificativa do primeiro dia do rali da Polónia, ficando afastado da luta por um triunfo nesta oitava prova da temporada. O Citroën C4 da dupla Loeb/Elena, pentacampeã mundial, saiu de estrada ainda na parte inicial da terceira especial do dia, a mais longa de toda a prova, com uma extensão de 33km. Na altura, Loeb ocupava a segunda posição da classificação, a três décimos de segundo do líder da prova, o finlandês Mikko Hirvonen (Ford Focus).Regressa na 2ª etapa com 20 minutos de atraso. Os dois ocupantes do veículo saíram ilesos, mas o carro ficou imobilizado, com a suspensão danificada, devendo ser rebocado para o parque de assistência para reparações.

Sébastien Loeb mostrou-se, naturalmente, desolado depois de sofrer o acidente que o impediu de completar a quarta especial. O pentacampeão foi "traído", ao bater com o C4 num tronco de uma árvore coberto de areia. "Havia uma camada areia na estrada e, num certo ponto, um tronco, com aproximadamente 20 centímetros, que estava coberto. Não consegui evitá-lo e ouvi-o quando a roda da direita dianteira bateu. Não foi um grande impacto, mas suficiente para arruinar a suspensão", afirma o francês, citado pelo Autosport inglês. O pentacampeão ainda não sabe se regressa, mas, caso volte, com recurso ao super-rali, será penalizado com 20 minutos por não ter cumprido as quatro últimas especiais de hoje: "Fui muito rápido a colocar-me fora da competição, não fui? Isto tem sido mau para mim. Veremos o que acontece amanhã."

Acidente de Loeb





Mikko Hirvonen concluiu o segundo dia do Rali da Polónia no primeiro lugar, depois de ter ascendido ao topo na terceira especial, e ostenta, agora, uma vantagem de 8.9 segundos sobre Jari-Matti Latvala, companheiro de equipa na Ford. Caso o finlandês mantenha o primeiro lugar, será o novo líder do Mundial de ralis, pois não é provável que Sébastien Loeb recupere, caso compita amanhã em super-rali, da desvantagem de 20 minutos, provocada pela penalização, como consequência de não ter completado as últimas quatro especiais de hoje.

Com Loeb de fora os dois Ford entretiveram-se numa luta que não se percebeu bem se era a sério ou a brincar, mas que deve ter sido mesmo séria, já que Daniel Sordo lamentou não conseguir chegar-se aos Ford. Petter Solberg é 4º mas já longe dos homens da frente, o norueguês teve na Polónia a prova que o motor do Xsara WRC é tão pouco competitivo quanto esperava, o que reforça a sua ideia de ter de trocar de carro para as próximas provas. Henning Solberg é quinto, melhorando muito o seu andamento na segunda passagem, depois de ter realizado alterações no set-up do seu Focus. Sebastien Ogier (Citroen Junior) é sexto, na frente de Matthew Wilson, enquanto Conrad Rautenbach está posicionado logo a seguir, na frente de Krzysztof Holowczyc. Mads Ostberg teve problemas de sobre aquecimento no seu Subaru Impreza

Comentários