Vitória de Vettel na dobradinha da Red Bull e na despedida de Siverstone

O piloto alemão alcançou a segunda vitória no Mundial de 2009 (terceira na carreira) e companheiro Webber ficou em segundo. O piloto germânico arrancou da pole-position e nunca olhou para trás, tendo se afastado de Rubens Barrichello, que manteve o segundo lugar na partida, à razão de um segundo por volta. O jovem piloto da Red Bull rapidamente construiu uma vantagem bastante confortável, passando a gerir a corrida rumo a um triunfo extraordinário. O piloto alemão consegue assim a sua segunda vitória do ano, deixando no ar a possibilidade deste ter sido um ponto de viragem no domínio dos Brawn, que desta feita ficaram a 'milhas' dos Red Bull. Sem andamento para Vettel, Barrichello teve que se preocupar com Mark Webber que o seguiu como uma sombra, tendo o australiano ascendido ao segundo posto aquando da primeira ronda de reabastecimentos. A partir de então, Webber afastou-se do piloto da Brawn e, já bastante longe do seu colega de equipa, garantiu sem problemas o segundo posto. Barrichello foi ainda acossado por Nico Rosberg e por Felipe Massa, mas conseguiu manter o terceiro lugar, oferecendo mais um pódio à equipa de Ross Brawn.

Nos restantes lugares pontuáveis ficaram o brasileiro da Ferrari Felipe Massa (quarto), o alemão da Williams-Toyota Nico Rosberg (quinto), o italiano da Toyota Jarno Trulli (sétimo) e o finlandês da Ferrari Kimi Raikkonen (oitavo). Felipe Massa foi um dos animadores da corrida, uma vez que, com uma boa estratégia e com um andamento rápido e consistente, conseguiu subir do décimo primeiro lugar da grelha de partida até ao quarto posto final, depois de ter ultrapassado Nico Rosberg na derradeira ronda de reabastecimentos.

Após a oitava prova, Jenson Button lidera o Campeonato do Mundo de Pilotos, com 64 pontos, seguido de Rubens Barrichello, com 41, de Sebastian Vettel, com 39, e de Mark Webber, com 35,5. O Mundial de Construtores é claramente dominado pela BrawnGP-Mercedes, que soma 105 pontos, contra 74,5 da Red Bull-Renault, segunda classificada.

O champanhe soltou-se no pódio de Silverstone, que poderá hoje ter recebido a última prova no Mundial de Fórmula 1. Em 2010, o GP da Grã-Bretanha deverá transitar para Donington Park, palco do Campeonato do Mundo de MotoGP, que tem um acordo com a F1 para os próximos 17 anos.


O que eles disseram:

Sébastien Vettel (1º): "Nunca é fácil, mas é muito bom vencer uma corrida, principalmente num circuito fantástico como este, onde há muita gente a acompanhar. É um sonho, na verdade, e temos de nos manter sempre concentrados. O carro estava fantástico. A parte mais difícil foi quando pediram para ter cuidado. Enfrentei muito tráfego, com carros a disputar posições, o que deixa as coisas mais difíceis. Nas últimas dez voltas, foi bastante fácil, mas nem sempre foi assim".

Mark Webber (2º): "Provavelmente, ontem foi quando perdi a minha hipótese de vencer. Precisávamos de ter estado na primeira fila, pelo menos, porque sabia que o Vettel seria muito rápido. O Rubens (Barrichello) estava a fazer seu melhor e o meu carro não se mostrava fácil, então fiquei 20 segundos atrás do Sebastian (Vettel) no fim do primeiro sector e a corrida ficou perdida".

Rubens Barrichello (3º): "Senti muitas dores nas costas e precisei de tomar uma injeção para correr hoje, o que foi bastante desconfortável. Fiz o que tinha de fazer e sinto-me orgulhoso. Ontem, pensámos que o terceiro lugar seria o melhor que conseguiríamos. Foi difícil «segurar» os carros que vinham atrás. O vento era forte e estava a sair da pista. Infelizmente, os Red Bull estavam muito rápidos. Até me aproximei um pouco do (Mark) Webber, mas não consegui ultrapassá-lo".

Jenson Button (6º e líder do Campeonato): "Jarno Trulli, que estava na minha frente, teve uma largada muito lenta, assim como eles (Toyota) sempre têm e fiquei sem espaço. Tentei ir por dentro, mas isso não funcionou. Tentei ir por fora, mas estava cheio de gente, então ultrapassaram-me pelo lado de fora. Com o composto macio, fui capaz de me aproximar de Nico Rosberg e Felipe Massa, mas continuo sem conseguir ultrapassar aqui".

Fernando Alonso (14º): "O arranque foi mau. A primeira volta é fundamental e perdi três posições. Naquele momento, sabia que estava fora da zona de pontuação. Na verdade, corri mais por diversão do que por outra coisa. É um circuito impossível de ultrapassar, o que é comum nas pistas mais tradicionais. Tive uma luta interessante com Sutil no meio da corrida, o que serviu para me entreter".

A próxima prova é o Grande Prémio da Alemanha, que se disputa em 12 de Julho no circuito de Nurburgring.

Comentários