Fiat Panda atinge a meta do milhão e meio de unidades

Mais uma meta histórica para o Panda e a fábrica da Fiat Auto Poland de Tychy onde o modelo é produzido. Com efeito, saiu das linhas de montagem polacas a unidade nº. 1.500.000 do Fiat Panda, concretamente um 1.3 Multijet Emotion de cor azul "magnético" destinado a um cliente italiano. Iniciada em Maio de 2003, a produção do Fiat Panda em Tychy cresceu de forma constante ao longo dos anos – no corrente ano será atingida a montagem recorde de 285 mil unidades – tendo o modelo conquistado um número cada vez maior de admiradores nos principais mercados europeus, sucesso este secundado pelos numerosos prémios ganhos, entre os quais o prestigiante título de Carro do Ano 2004.

Na verdade, o pequeno grande Panda tornou-se um autêntico fenómeno de mercado, sendo a viatura do segmento A mais vendida na Europa ininterruptamente desde 2003, com uma procura que se tem mantido a níveis recordes ao longo dos anos. De referir que 93,3% dos Panda produzidos em Tychy é exportado para 74 países, entre os quais (para além de Itália, França e Alemanha que são os seus principais mercados) o Japão, a África do Sul e o México.

O Fiat Panda é comercializado com uma gama de quatro motores, três dos quais a gasolina (1.1 de 54 cv, 1.2 de 60 cv e 1.4 de 100 cv) e um Diesel (1.3 Multijet de 70 cv), de baixo impacto ambiental e consumos muito reduzidos, sem esquecer as versões 4x4 de tracção integral, as séries especiais (como a Mamy, Glam e Adventure) e as versões ecológicas Natural Power a gás natural e GPL que demonstram a importância dada pela Fiat ao respeito pelo ambiente. O Fiat Panda pode ainda ser equipado com caixa manual ou automática Dualogic. A fábrica de Tychy onde o Fiat Panda é produzido integra-se na elite mundial da indústria automóvel, como recentemente confirmado com a atribuição do "Silver Level" pela auditoria internacional “Word Class Manufacturing” pela utilização dos melhores e mais eficazes métodos de gestão dos processos de produção. Tudo isto se traduz de modo directo na qualidade das viaturas produzidas: por exemplo, na classificação de fiabilidade publicada pelo ADAC (Automóvel Clube alemão), o Fiat Panda conquistou o primeiro lugar na categoria "city car" – segmentos A e B. A fábrica Fiat Auto Poland de Tychy dá trabalho a quase 6 mil pessoas e, das suas linhas, sai um automóvel a cada 35 segundos. Prevê-se que, este ano, o estabelecimento produza quase 600.000 viaturas.

Comentários