“Sucesso” é a palavra que define a primeira metade do Circuito da Boavista

As boas expectativas cumpriram-se e mesmo os mais cépticos acabaram por se render ao encanto das corridas que tomou conta da Boavista no primeiro fim-de-semana de provas. Ao todo, foram cerca de 120 mil pessoas que marcaram presença no Circuito na soma dos três dias de competição. O ponto alto foi, naturalmente, o dia de Domingo, com as bancadas a encherem-se de gente, grande maioria no apoio a Tiago Monteiro, que não defraudou as esperanças dos portugueses e conseguiu duas muito boas prestações, ficando a faltar apenas a subida ao pódio, que não se tornou realidade por pouco.

O grande espectáculo começou na Sexta-feira, com os treinos livres das quatro categorias presentes (WTCC, PTCC, Fiat Abarth 500 e Seat Leon Eurocup) a animarem aqueles que aproveitaram o sol do primeiro dia. O Sábado trouxe maiores níveis de competitividade, com as primeiras corridas a sério, a cargo dos Abarth 500 e dos Seat Leon. Os pilotos do Mundial de Turismo (WTCC) e do Nacional de Velocidade (PTCC) ficaram-se pelos treinos de qualificação, no aquecimento para o que viria a ser o dia seguinte. Mas um dos pontos de maior interesse neste dia foi a corrida Seat VIP, que juntou figuras públicas nacionais numa corrida animada, em que uns andaram bem mais depressa do que outros, mas em que a animação foi uma constante, tanto para quem corria como para quem assistia.

Domingo foi um dia inteiramente marcado pelas corridas. Ao todo foram seis… duas do WTCC e do PTCC e uma dos Abarth 500 e dos Seat Leon. Num dia em que o sol andou bem mais escondido do que nos dois anteriores, o público apareceu em massa e aos muitos adeptos que coloriram os treze mil lugares de bancada do Circuito, juntaram-se ainda os largos milhares que se acumularam nos espaços circundantes. Junto das redes, em cima de telhados, andaimes ou em morros do Parque da Cidade… tudo valia para ver de perto a grande prova de velocidade na cidade do Porto. Os acidentes também fazem parte do desporto automóvel, Domingo foi um dia propício a eles. Na primeira corrida do WTCC foi mostrada a bandeira vermelha bem cedo, situação repetida na segunda corrida do PTCC (e que levou a um final precoce da prova) e também na segunda corrida do Mundial de Turismo, com a curiosidade do piloto suíço Alain Menu ter estado envolvido tanto no acidente da manhã como no da tarde. Acidentes que levaram ao abrandamento das corridas, mas que não causaram problemas de maior, o que também contribuiu para o sucesso dos primeiros dias do Circuito da Boavista 2009, que deu uma nova vida a esta zona da cidade.

No próximo fim-de-semana regressam as competições, desta vez com o Grande Prémio Histórico do Porto, que promete mais três dias de grande espectáculo e com muita gente a ver os carros, menos velozes, mas alguns altamente competitivos e alguns verdadeiras relíquias.


VIP Village: Classe que não deixa ninguém indiferente


É, sem margem para dúvidas, uma das várias surpresas positivas deste Circuito da Boavista. Em relação a edições anteriores, o VIP Village aumentou o espaço para o quádruplo, mas pode-se dizer que aumentou também o “glamour”. O espaço é constituído por seis tendas, onde os promotores distribuem os seus produtos de merchandising, por uma mega-tenda, que serve de restaurante, e por um “lounge” exterior, que ao longo de todo o dia tem em funcionamento um bar e onde se pode conversar sentado nos confortáveis sofás ou ouvir a música que está a cargo de um dj da discoteca Twins. Todos os dias, a mega-tenda restaurante recebe os detentores de bilhete VIP Village e alguns convidados da Organização para um requintado almoço buffet. Outra das características que salta à vista de todos os que o visitam é a decoração exterior, com a presença de várias plantas, que faz com que o espaço já pareça existir há muito tempo.

De dia 3 a 5 de Julho foram várias as caras conhecidas que passaram pelo espaço do VIP Village do Circuito da Boavista. No interior, os interesses variavam… Desde o fascínio dos mais pequenos pelos videojogos ou pelos brindes promocionais de alguns patrocinadores e parceiros do Circuito, até ao maior interesse dos graúdos pela zona do lounge e dos bares.

De 10 a 12 de Julho há mais três dias de animação e classe no VIP Village. Para os interessados é ainda possível adquirir bilhete para este espaço. Os bilhetes individuais variam entre os 50 e os 200 euros. O pack de 3 dias custa 300 euros.

Paddock do Circuito da Boavista fascina milhares

A loucura pelo paddock começou logo na manhã de sexta-feira. Bem cedo, quando ainda se viam poucos adeptos dos automóveis nas bancadas, eram já muitos os que se podiam encontrar nos bastidores do Circuito da Boavista 2009, passeando entre as várias tendas das equipas, entre os potentes carros que estiveram no Porto para o primeiro fim-de-semana. Essa amostra do primeiro dia foi o tiro de partida para o fascínio que todos viveram durante os três de competição já ultrapassados. Os preços convidativos fizeram com que o paddock registasse verdadeiras enchentes. Uns por mera curiosidade, outros para alargarem ainda mais os seus conhecimentos do mundo automóvel, outros ainda para tentarem chegar à fala com os pilotos, mas ninguém perdeu a oportunidade de conhecer por dentro o mundo das corridas automóveis, especialmente o do WTCC.

No próximo fim-de-semana o paddock será, certamente, palco de mais enchentes e de ainda maior fascínio. A razão é simples: no fim-de-semana de 10 a 12 de Julho o paddock receberá os carros do Grande Prémio Histórico do Porto, o que significa que o público vai ter a oportunidade de se apaixonar por carros que marcam 30 anos de Fórmula 1, entre os anos 60 e 90, alguns que foram conduzidos por Michael Schumacher, Nelson Piquet, Ayrton Senna e muitos outros pilotos de relevo ao longo da História da Formula 1. Muitos mais clássicos das mais diversas épocas, a começar pelos carros pré-66; pelos Grande Turismo, que são o fascínio de muitas crianças e dos mais crescidos, entre muitos outros carros, daqueles que só achamos possível ver através de videojogos ou de programas na televisão. Vai ser um fim-de-semana marcado pela diversidade, em que a alta velocidade de alguns dos bólides presentes se vai aliar à beleza clássica de outros, numa conjugação de qualidades que fará das provas do próximo fim-de-semana uma verdadeira competição de relíquias.

Se quiser algo mais do que vê-los rodar na pista, se quiser estar mais perto das máquinas e, quem sabe, até tocar-lhes, a solução é simples e económica: o bilhete para o paddock custa 5€, se for comprado juntamente com um qualquer bilhete de bancada. Se comprar apenas o bilhete de paddock o preço é 10 €.

Comentários