WRC - Hirvonen à frente na Finlândia

Cumpriu-se esta sexta-feira o segundo dia do Rali da Finlândia, num total de nove especiais e 128 km cronometrados. Tudo preparado para o segundo dia do Rali da Finlândia ser absolutamente memorável, já que Mikko Hirvonen vai partir para a segunda etapa com uma curta vantagem de 3.3s sobre Sébastien Loeb. Os dois pilotos que estão no topo da tabela do mundial de pilotos entregaram-se a uma luta ao longo da toda a 1ª etapa do Rali da Finlândia, com a vantagem a ser a normal no fim da cada 1ª etapa: curta e favorável a Hirvonen. Apesar de ter sido o mais rápido na super-especial de quinta-feira que marcou o início da prova, o pentacampeão mundial de ralis terminou o segundo dia do Rali da Finlândia no segundo posto da classificação geral. Loeb foi melhor em cinco dos nove troços do dia.

Daniel Sordo é 3º na frente de um extremamente cauteloso Jari-Matti Latvala, podendo sair daqui uma luta à parte da que os homens da frente estão a travar. O único que conseguiu acompanhar estes quatro carros oficiais foi Petter Solberg, que chegou a rodar em 2º lugar. A etapa do norueguês acabou com uma saída de estrada na 4ª PE, mas com o regresso do Citroen Xsara WRC marcado para a 2ª etapa. Apesar da sua decepção, o campeão do mundo de 2003 ficou bastante satisfeito com a performance evidenciada enquanto esteve em prova. "Tivemos um bom começo e fiquei bastante surpreendido com a forma como o carro se comportou. Pensava que tal não fosse possível", afirmou o piloto, passando a explicar como sucedeu o seu despiste. "Passei por um salto e furei quase imediatamente. Ainda tentei levar o carro até ao final da especial, mas escorregámos e ficámos presos numa vala. Foram precisas 16 pessoas a tirar-nos da vala! Depois disso, tivemos outro furo e com 90kms para percorrer, e apenas um pneu sobressalente, não havia muito que pudesse fazer. O carro não tem qualquer dano, pelo que faremos a Super Especial desta noite para oferecer um bom espectáculo e, amanhã, voltaremos com o SuperRally", concluiu.




Depois de ter obtido a sétima posição o ano passado, Matti Rantanen é quinto com o Focus da Munchi's, uma posição que os carros da equipa não costumam andar quando não há desistências de vulto. Para já o finlandês tem uma vantagem de 2.6s sobre Henning Solberg. Os privados da Subaru, Mads Ostberg e Jari Ketomaa completam os lugares pontuáveis. Entre os concorrente do Mundial de Junior a liderança pertence a Martin Prokop.

Kimi Raikkonen completou o seu primeiro dia a 'sério' no WRC na 17ª posição, quarto entre os Grupo N/S2000, com o seu Abarth Grande Punto S2000, e está somente a 15.8s de Janne Tuohino, numa prestação notável, para um piloto que se estreia ao mais alto nível, num dos ralis mais difíceis para os pilotos.

Comentários