GP Bélgica: Spa-Francorchamps

O circuito foi idealizado em 1921 por Jules de Their e Henri Langlois Van Ophem. Inicialmente tinha forma triangular, com 13km de extensão, e usava estradas públicas que passavam pelas colinas Ardennes, entre as cidades belgas de Spa, Francorchamps, Malmedy e Stavelot. Spa-Francorchamps sediou um Grande Prémio da Bélgica pela primeira vez em 1924. A cidade de Spa é famosa pelas suas termas, pelo que não é óbvio se a foi designação de termas em latim SPA (Sanus Per Aqua) que deu o nome à cidade, ou se, pelo contrário, esta tenha sido a primeira utilização do termo com a curiosidade de estar tão voga por estes dias os hoteis com este tipo de equipamento (SPA).

O GP da Bélgica é o preferido pela maioria absoluta dos pilotos, por um motivo muito simples: esta pista resume em 7004m (até os anos setenta eram 14 km) tudo o que um bom circuito precisa. O traçado tem longas rectas, curvas de alta velocidade em subida e descida, ganchos e diversos pontos de ultrapassagem. Isso sem falar de Eau Rouge, a curva mais famosa da Fórmula 1. No tempo dos motores de cilindrada mais potente que os atuais V8, dizia-se que ela separava os homens dos meninos.


Presente desde o início oficial da Fórmula 1 em 1950, ficou ausente nos anos de 1972 e 1974 quando o Grande Prémio Belga ocorreu em Nivelles-Baulers, ambas vencidas por Emerson Fittipaldi, e entre 1975 e 1982 quando ocorreu em Zolder. A pista foi remodelada em 1983 e, embora o novo circuito tivesse metade do comprimento original, manteve muitas das características anteriores. O GP da Bélgica ficaria ausente novamente nos anos de 2003 e 2006, supostamente por motivos comerciais. Uma das suas marcas registadas é a imprevisibilidade meteorológica, sempre com grande probalidade de ocorrência de chuva, proporcionando muitas emoções, tanto que devido à sua grande extensão e da existência de múltiplos micro-climas pode muito bem estar a chover torrencial numa parte do circuito e sol na parte oposta da mesma.

Michael Schumacher é o maior vencedor na F1, com 6 vitórias.


Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Spa-Francorchamps

Comentários