Tiago Monteiro e Bruno Senna conquistam lugar no pódio
A primeira corrida nocturna realizada em Portugal decorreu esta noite no Autódromo Internacional do Algarve com os 1000 Kms do Algarve prova do Campeonato Le Mans Series. A dupla do Pescarolo com o nº. 16 Jean-Christophe Boullion e Christophe Tinseau arrecadou o primeiro lugar do pódio. No segundo posto ficou o Aston Martin de Jan Charouz/Tomas Enge/Stefan Mucke seguido da dupla luso-brasileira Tiago Monteiro e Bruno Senna que no final da corrida foram aplaudidos como se do vencedor de tratasse. A primeira corrida nocturna realizada em Portugal decorreu esta noite no Autódromo Internacional do Algarve com os 1000 Kms do Algarve prova do Campeonato Le Mans Series. A dupla do Pescarolo com o nº. 16 Jean-Christophe Boullion e Christophe Tinseau arrecadou o primeiro lugar do pódio. No segundo posto ficou o Aston Martin de Jan Charouz/Tomas Enge/Stefan Mucke seguido da dupla luso-brasileira Tiago Monteiro e Bruno Senna que no final da corrida foram aplaudidos como se do vencedor de tratasse.
Miguel Ramos no outro Aston Martin apesar de ter ambicionado a vitória teve de se contentar com o quinto posto. Miguel Paes do Amaral e Olivier Pla arrecadaram o primeiro lugar da categoria LMP2 num brilhante sexto lugar da geral. Quanto aos outros portugueses Francisco Cruz Martins foi forçado a abandonar logo na primeira volta e César Campaniço ficou no 20º lugar da geral, sexto na sua categoria a LMGT2.
Miguel Ramos no outro Aston Martin apesar de ter ambicionado a vitória teve de se contentar com o quinto posto. Miguel Paes do Amaral e Olivier Pla arrecadaram o primeiro lugar da categoria LMP2 num brilhante sexto lugar da geral. Quanto aos outros portugueses Francisco Cruz Martins foi forçado a abandonar logo na primeira volta e César Campaniço ficou no 20º lugar da geral, sexto na sua categoria a LMGT2.
Para os vencedores o início da corrida era algo que os preocupava: “Estávamos com algum receio da primeira curva. Daí em diante o carro esteve sempre muito fácil de guiar e foi uma questão de concentração. Foi muito bom vencer esta corrida”, disseram os homens do Pescarolo.
Tiago Monteiro voltou a brilhar perante o público português, ao conquistar juntamente com Bruno Senna o 3º lugar nos 1000 kms do Algarve. A corrida, que começou pouco depois das 19h00 de Sábado e terminou perto da 01h15 de Domingo, confirmou a consistência da dupla de pilotos. Este foi também um fim-de-semana muito positivo para o Team Oreca Matmut AIM que conseguiu levar os dois carros até ao final, tendo Nicolas Lapierre e Olivier Panis terminado em 4º lugar, logo atrás de Tiago Monteiro e Bruno Senna.Para o piloto português e depois da participação nas 24 horas de Le Mans, a estreia na Le Mans Series dificilmente poderia ter corrido melhor: "Foi uma corrida fantástica. O carro esteve sempre muito bem e só faltou um pouco de velocidade de ponta para conseguirmos manter o 2º lugar e atacar a liderança da prova. Mas o 3º posto deixa-me muito satisfeito. O trabalho de equipa funcionou bem e mais uma vez foi bom partilhar o carro com o Bruno Senna. Também foi importante o apoio que senti da parte do público. Correr em casa e subir ao pódio é sempre especial e o Algarve não foi excepção", garantiu Tiago.
O protótipo da classe LMP1, tripulado pelo português e pelo brasileiro foi sempre muito regular e nas últimas voltas chegou a ser o mais rápido em pista, o que demonstra bem o excelente desempenho do carro e de Tiago na recta final da corrida. Por quatro vezes o Oreca nº 10 chegou ao 2º lugar da geral numa corrida em que o Autódromo Internacional do Algarve apresentou um cenário em permanente mudança, como testemunha o piloto que teve a honra de cruzar a bandeira de xadrez: "A prova é fisicamente muito dura e exige uma concentração enorme. O tráfego em pista é a maior dificuldade e faz com que nunca se consiga uma volta limpa, nas trajectórias ideiais. É como se a pista fosse diferente em cada volta e temos de estar sempre a criar soluções para ultrapassar pilotos mais lentos. Com a noite a situação tornou-se ainda mais complicada e confusa. O Autódromo tem muitas curvas cegas, pelo que à noite a adrenalina foi ainda maior. Quero agradecer ao Hugues de Chaunac pelo convite para esta experiência fantástica e dar os parabéns à Oreca e ao Bruno (Senna) pelo excelente trabalho ao longo destes dias," sublinhou o português.
Bruno Senna que dividiu o carro com o piloto português estava igualmente satisfeito por regressar ao pódio: “Fizemos muitos progressos com o carro e isso reflectiu-se no resultado. A estratégia de corrida foi cautelosa e isso deu os seus frutos”.
Para a história do desporto automóvel em Portugal fica esta marca de Tiago Monteiro na primeira corrida nocturna de velocidade, naquela que foi a noite mais acelerada de sempre do verão algarvio.
Comentários
Enviar um comentário