Fernando Alonso na Ferrari por 3 anos, Kimi Raikkonen sai

O espanhol Fernando Alonso vai alinhar a partir de 2010 pela Ferrari, após ter assinado um contrato de três anos que o liga à escuderia italiana. O finlandês Kimi Raikkonen, campeão mundial em 2007, deixa a Ferrari, cabendo a Felipe Massa e Fernando Alonso conduzir os dois monolugares da Ferrari. Giancarlo Fisichella será o piloto de reserva.“Estamos muito orgulhosos de dar as boas-vindas à nossa equipa a mais um piloto vencedor, que demonstrou um talento incrível ao vencer dois Mundiais”, declarou Stefano Domenicali, chefe de equipa da Ferrari, que agradeceu a Kimi Raikkonen pela vitória no Mundial de pilotos (2007) e pelo contributo para o título dois títulos de construtores (2007 e 2008). “Queremos agradecer ao Kimi por tudo o que fez durante o tempo que permaneceu com a Ferrari: no seu primeiro ano conseguiu ganhar o título de pilotos, contribuindo assim para a história da Ferrari, e desempenhou um papel fundamental nos dois títulos de construtores que a equipa ganhou em 2007 e 2008. Mesmo durante uma época difícil como esta, demonstrou o seu grande talento, com vários bons resultados, incluindo uma grande vitória em Spa. Temos a certeza que vamos partilhar mais bons momentos nas três corridas que restam da actual temporada.”, concluiu. A equipa italiana não revelou os montantes do acordo, mas a imprensa espanhola tem referido um salário anual de 20 a 25 milhões de euros. A transferência de Alonso para a Ferrari é um sonho antigo de ambas as partes e tornou-se uma quase certeza nos últimos meses, depois de elogios públicos de Luca di Montezemolo, presidente da Ferrari, ao piloto espanhol e do acordo de patrocínio entre a equipa italiana e o banco espanhol Santander.

Fernando Alonso, na primeira reação após ter sido confirmado oficialmente como piloto da Ferrari a partir da próxima temporada, não escondeu a sua satisfação por poder conduzir um dos carros da mítica escuderia italiana. "Estou muito feliz por poder ser um piloto da Ferrari. Conduzir um monolugar do 'Cavalino Rampante' representa um sonho para qualquer piloto de corridas e esta quarta-feira tenho a sorte de poder cumprir este sonho", afirmou o piloto espanhol em declarações disponibilizadas no seu site oficial. O bicampeão mundial de Fórmula 1 também agradeceu ao presidente da Ferrari, Luca de Montezemolo, pela sua participação em todo o processo. "No verão passado tínhamos acordado um contrato a partir de 2011, mas nos últimos dias a situação alterou-se e decidimos antecipar a minha chegada a Maranello um ano antes", explicou.


Kimi Raikkonen triste pela saída

Kimi Raikkonen está triste por deixar a Ferrari, como foi hoje confirmado pela equipa italiana. “Concordámos em terminar a nossa ligação, que se estendia até ao fim de 2010. Estou muito triste por deixar uma equipa com quem passei três anos fantásticos, durante o qual venci muitas corridas. Juntos, vencemos 50 por cento dos títulos mundiais. Consegui o título de pilotos em 2007, alcançando assim a meta a que me propus no início da minha carreira. Sempre me senti como se estivesse em casa e irei ter muitas lembranças felizes deste período com a equipa”, afirma Raikkonen, de 29 anos.

Kimi Raikkonen aceitou a rescisão com a Ferrari, mas não anunciou ainda o seu futuro, que pode passar pelo regresso à McLaren. Norbert Haug, responsável pela área de competição da Mercedes-Benz, disse nesta semana que a equipa não teria problemas em gerir a convivência de dois pilotos de primeiro nível – Raikkonen tomaria o lugar de Heikki Kovalainen ao lado do campeão mundial Lewis Hamilton.

Comentários