GP Singapura: Nova 'pole' para Lewis Hamilton

O piloto britânico da McLaren conquistou este sábado a “pole position” para o Grande Prémio de Singapura. Será a terceira vez que Lewis Hamilton sai na frente esta temporada confirmando o bom momento na parte final da época, apesar de se queixar das características da Marina Bay, consideradas perigosas: "no ano passado, havia uma curva pequena, algo rara, mas estava bastante boa, agora é grande, tem una grande berma e não tem saída, pelo que é muito perigosa. Estou certo que alguém vai bater no domingo neste local", afirma o campeão do mundo. Lewis Hamilton já tinha mostrado que tinha em mãos um carro capaz de lhe possibilitar entrar na luta pela pole e, apesar dos ataques de Sebastien Vettel e de Nico Rosberg, o inglês levou a melhor, beneficiando do despiste de Rubens Barrichello que embateu nos muros a menos de um minuto da final da Q3, precisamente quando os dois alemães realizavam as suas melhores voltas. "Isto é fantástico, estou muito contente pela equipa. A volta da "pole" foi bastante calma, as sessões de sexta-feira não me correram bem, mas o carro foi ficando melhor ao longo do fim-de-semana, e à medida que a pista melhorava pude sentir-me mais à vontade. Temos de ver como serão as estratégias mas estou na melhor posição para começar o grande prémio", referiu Hamilton após a qualificação, lembrando ainda que a sua equipa "fez um excelente trabalho a reconstruir o chassis até às 10 da manhã", na sequência de alguns problemas com o outro chassis. O campeão do Mundo brincou, ainda, com o seu acidente de há quinze dias, afirmando esperar que este seja "o primeiro passo para a minha redenção".

A qualificação para a única prova nocturna do calendário da Fórmula 1 ficou marcada logo no início pela notícia da penalização atribuída a Rubens Barrichello, da Brawn. A equipa teve de mudar a caixa de velocidades do monolugar do piloto brasileiro, o que implica a perda de cinco lugares na grelha de partida. Rubens esteve em destaque na derradeira manga da qualificação, ao sofrer um acidente que obrigou à interrupção da sessão quando faltavam 26 segundos para o final. O piloto brasileiro, que terminou a qualificação em quinto, caiu para a décima posição em resultado da penalização.O incidente provocou o fim antecipado da qualificação.


Com o aparecimento da bandeira vermelha, Vettel e Rosberg viram frustradas as suas derradeiras tentativas para alcançar a pole-position, arrancando para a corrida de amanhã do segundo e terceiro lugares, respectivamente. O piloto alemão, que ficou a cerca de três décimos do tempo de Hamilton, espera uma boa corrida mas sabe que será muito difícil. "É difícil de prever se teria feito melhor mas quando apareceu a bandeira vermelha eu estava na minha segunda tentativa com pneus novos. A minha volta não foi tão calma como a do Lewis mas é bom voltar à frente em qualificação em especial num circuito citadino", começou por dizer o jovem alemão, confiante nas novas peças que a Red Bull trouxe para Singapura, embora admita que "é preciso esperar para ver os pesos". Admitindo que gosta do circuito de Singapura, Vettel admite que passou por "alguns momentos complicados, porque é preciso usar todos os centímetros do circuito".

Já Nico Rosberg referiu "Foi um bom dia, o fim-de-semana não começou bem, mas os nossos engenheiros trabalharam muito, fizeram algumas alterações no acerto e o carro foi ficando cada vez melhor. Quando partimos para a qualificação, nem tínhamos a certeza de chegaríamos à Q3, porque tínhamos tido alguns problemas com os pneus, mas foi fantástico para nós", comentou o alemão, destacando que este carro que foi usado hoje é em termos aerodinâmicos completamente diferente daquele que competiu em Spa e Monza. Depois da performance de hoje, Rosberg aponta mesmo que "talvez seja possível lutar pela vitória amanhã". Mark Webber, sem conseguir acompanhar o ritmo do seu colega de equipa, assegurou o quarto lugar da grelha de partida, batendo Rubens Barrichello por pouco mais de um décimo de segundo. Fernando Alonso, com uma boa prestação, assegurou o sexto registo, suplantando Timo Glock por pouco mais de um décimo de segundo. A BMW Sauber, que está prestes a despedir-se do mundo dos Grandes Prémios, teve uma boa prestação e assegurou o sétimo e oitavo postos da grelha de partida de amanhã, com vantagem para Nick Heidfeld.


Jenson Button, também esteve em destaque, mas pela negativa. O líder do Mundial de pilotos não foi além da segunda manga da qualificação, quedando-se pelo 12.º posto da grelha de partida. Desapontado, o piloto britânico apontou alguns problemas no monolugar que o impediram de conseguir uma melhor prestação. Na Ferrari, a falta de desenvolvimento do F60 está cada vez mais evidente e Kimi Raikkonen não conseguiu passar da Q2, enquanto que Giancarlo Fisichella quedou-se pela décima oitava posição da tabela de tempos. Mais apagados estiveram, também, os Force India, cujo melhor representante foi Adrian Sutil, em 16º, enquanto que Sebastien Buemi merece uma nota positiva por ter voltado a levar um Toro Rosso até à Q2, ficando com o 14º tempo.

Comentários

  1. A Ferrari ficou para trás mesmo. Hoje a prova será uma loteria, com o ano passado como referência, um safety car muda tudo, e a pista é cheia de ondulações desestabilizando os carros.

    Barrichello teve uma tremenda sorte, mesmo com o carro leve, não tinha carro para brigar pela pole. Tem que se livrar logo do Kovalainen e torcer para o Kimi pular na frente do Button. Ali no pelotão intermediário tudo deve acontecer.

    ResponderEliminar

Enviar um comentário