Mercedes-Benz SLS AMG: Apresentação

Pela primeira vez, numa retrospectiva de há 40 anos na história da Marca, a Mercedes-Benz apresenta o SLS AMG. Este automóvel ultra desportivo oferece um pacote tecnológico único: carroçaria com estrutura em alumínio “spaceframe”, portas tipo asas de gaivota, motor V8 AMG de 6,3 litros de cilindrada e uma potência de 571 cv. O novo Mercedes-Benz SLS AMG teve a sua estreia mundial no Salão Internacional do Automóvel de Frankfurt (IAA) a 15 de Setembro de 2009. O novo Mercedes-Benz SLS AMG apresenta uma estética pura e distinta, expoente máximo na condução dinâmica, funcionalidade e enaltecendo a segurança Mercedes-Benz. Durante a concepção do novo modelo 'Gullwing', os técnicos da área de desenvolvimento da AMG depositaram toda a sua confiança no valioso know-how dos especialistas do Mercedes Technology Center (MTC), em Sindelfingen. O objectivo deste desenvolvimento conjunto foi tornar o SLS AMG 'Asas de Gaivota' na perfeita combinação dos esforços das Marcas Mercedes-Benz e AMG.

A nova carroçaria inclui uma estrutura em alumínio que combina um inteligente design de peso leve com uma notável resistência, contribuindo, assim, para uma extraordinária dinâmica de condução. A estrutura em alumínio corresponde aos mais elevados requisitos de segurança passiva e da comprovada qualidade das carroçarias Mercedes-Benz. Apesar do baixo posicionamento dos bancos, característico nos automóveis desportivos, as portas tipo asas de gaivota de ampla abertura facilitam a entrada e saída no automóvel. "A Mercedes-Benz apresenta um extraordinário automóvel desportivo, o novo SLS AMG, que irá acelerar ainda mais as pulsações de todos os entusiastas de automóveis desportivos. O SLS AMG é sinónimo de pura emoção e visa tornar-se num dos mais empolgantes carros desportivos da nossa era", refere Dieter Zetsche, Presidente da Daimler. "Com o SLS AMG os nossos clientes irão reconhecer a experiência da Mercedes-AMG, adquirida ao longo de mais de 40 anos no desporto automóvel, com um design único, como só um modelo topo de gama da Mercedes-Benz pode oferecer", comenta Volker Mornhinweg, Presidente da Mercedes-AMG GmbH.

A sensação de cockpit é rematada pelas aplicações côncavas no interior das portas tipo “Asas de Gaivota”, a elevada linha da cintura e as imponentes abas laterais, transmitindo a sensação de ergonomia do automóvel desportivo. Todos estes elementos comprovam a atenção dada aos detalhes. Para conferir um maior requinte ao interior, este está disponível em pele designo de cinco cores: preto, vermelho clássico, areia, porcelana e castanho claro. Apesar do posicionamento baixo dos bancos, característico dos automóveis desportivos, a grande abertura das portas tipo “Asas de Gaivota” permitem uma fácil entrada e saída do veículo. Os designers tiveram o cuidado para que as portas tivessem um amplo ângulo de abertura, até 70º.


Motor V8 da AMG, de 6,3 litros e 571 cv de potência

O extraordinário motor V8 da AMG, de 6,3 litros, atinge a potência máxima de 571 cv às 6.800 rpm, tornando o SLS AMG num dos mais potentes automóveis desportivos do segmento em que se insere. A relação peso/potência de 2,84 kg/cv atribui-se ao reduzido peso do veículo. O motor de 8 cilindros, naturalmente aspirado, disponibiliza um binário máximo de 650 Nm às 4.750 rpm. O 'Asas de Gaivota' acelera dos 0 aos 100 km/h em 3,8 segundos, antes de atingir a velocidade máxima de 317 km/h. O motor foi remodelado com o máximo rigor e apresenta todas as características dos potentes motores de competição. O motor V8 debita a sua grande potência ao eixo traseiro através de um veio de transmissão de fibra de carbono ultra leve, similar ao utilizado nos carros de turismo do Classe C, no DTM. A caixa de velocidades é montada na traseira (princípio transaxial), estando ligada ao bloco do motor através do referido veio de transmissão em fibra de carbono, permitindo assim uma maior rigidez na ligação entre o motor e a caixa de velocidades e, por sua vez, um excelente apoio das forças e binário geradas. A nova caixa de velocidades de dupla embraiagem da AMG, com sete velocidades, assume a transferência da potência, efectuando rápidas passagens de caixa sem perda da força de tracção. O condutor tem à escolha quatro diferentes modos de condução, desde o modo confortável ao modo desportivo, bem como uma função RACE START. A extraordinária tracção deriva do bloqueio do diferencial integrado na compacta caixa de velocidades. A solução escolhida com o motor montado ao centro na secção dianteira e a configuração transaxial asseguram a distribuição ideal do peso à frente e atrás.

O modelo “Asas de Gaivota” dispõe do sistema ESP® de três níveis, permitindo ao condutor a escolha entre os três modos “ESP ON”, “ESP SPORT” e “ESP OFF” com o premir de um botão. Mesmo no modo “ESP OFF”, basta carregar no pedal do travão para activar de novo todas as funções do ESP. O sistema de controlo da patinagem em aceleração ASR está activo nos três modos do ESP. Se uma roda motriz começar a perder tracção, a activação objectivada dos travões aumenta consideravelmente a tracção, especialmente em combinação com o bloqueio mecânico do diferencial auto-blocante de disco múltiplo, equipado de série. Isto permite uma mais efectiva transferência da força do motor à estrada durante uma condução particularmente dinâmica.


O lançamento da reinterpretação do lendário “Asas de Gaivota” está agendado para a Primavera de 2010.

Comentários