Mazda3 MPS - Nova geração

O novo Mazda3 foi lançado este ano com um estilo novo e entusiasmante, com um chassis mais aguerrido e motores mais animados, que o tornam um dos mais desportivos e bonitos conjuntos deconduzir. De facto, foi considerado em Junho como o modelo mais bonito, por mais de 200 mil leitores europeus. Agora a Mazda alarga a gama do Mazda3 com a nova e emblemática versão da Mazda Performance Series (MPS), que vai acelerar o ritmo cardíaco dos entusiastas de carros desportivos. É uma combinação única entre entusiasmo, divertimento e o pragmatismo de um carrovulgar. Herda assim uma versão evoluída com a alta performance do motor MZR 2.3-litros DISI agasolina, do anterior MPS, com um design dinâmico, baseado no novo hatchback, que é ainda maisemotivo do que o seu antecessor, uma refinada experiencia de condução, maior conforto e umaextensa lista de novas tecnologias de topo. O novo Mazda3 MPS substitui o emblemático modelo que foi muito popular em todo o mundo desde o seu lançamento. Em apenas dois anos, a primeira geração do Mazda3 MPS rapidamente ganhou nome, vendendo 31 100 unidades a nível mundial, um terço delas nos EUA. A Europa é o segundo maior mercado em vendas, com um em cada cinco compradores, com um total de 6 300 unidades.

O novo Mazda3 beneficia da evolução que foi introduzida no estilo, com a segunda geração do Mazda3 hatchback, que é um dos novos compactos do segmento dos carros desportivos. Com este ponto de partida, os estilistas acrescentaram pormenores de estilo que tornam o novo MPS mais dinâmico e agressivo do que nunca e um dos mais aerodinâmicos da sua classe. Do Mazda3 hatchback, o novo e emblemático modelo recebe a grelha que lhe da um ar mais desportivo. Só este pormenor torna a frente do carro mais atlética, comparado com o anterior MPS, mas os estilistas da Mazda reforçaram isso acrescentando novos componentes e pormenores de estilo que colocam o novo MPS noutro patamar, o que o ajuda a destacar-se em relação aos seus rivais. A frente exclusiva do MPS foi desenhada para conferir um aspecto forte e musculado de um carro veloz. Tem também um pára-choques e guarda-lamas novos, sendo estes mais largos do que as versões normais. Acrescentaram-se umas novas jantes de 18 polegadas, com o mesmo estilo tridimensional que as liga às jantes do RX-8. A grelha frontal e a secção inferior do pára-choques, têm o mesmo acabamento, que lhe dá um aspecto de alta qualidade, estruturados pelos faróis dianteiros - bem mais largos que os da primeira geração do Mazda3 MPS. Estes contêm faróis bi-xenon e um sistema activo (AFS), que os faz girar para melhor iluminação das curvas, funcionando como uma iluminação extra para uma primeira visualização do trajecto.

O novo Mazda3 MPS tem um novo sistema interior de iluminação, que cria um ambiente convidativo e agradável ao entrar no carro. Com o carro destrancado, o sistema é activado e a luz interior acende. Enquanto isso, as luzes do tejadilho e as laterais vão-se acendendo, tornando a entrada no habitáculo mais fácil. Quando a porta se encontra aberta, o sistema de boas vindas vai-se acendendo, juntamente com as luzes do puxador, dando as boas vindas ao condutor e seus passageiros. Quando o condutor se encontra já sentado, o computador de bordo, de áudio e do ar condicionado, iluminam-se um a seguir ao outro. O sistema de luz é activo pelo que reage ao toque no ar condicionado e nos controles do áudio. Por exemplo, para o sistema de ar condicionado, nas opções, temos uma luz vermelha que brilha quando se aumenta a temperatura, e uma azul quando se reduz a temperatura.

Utilizando alta pressão, a tecnologia de injecção directa de gasolina tem uma série de vantagens em relação aos sistemas clássicos de injecção. O binário do motor 2,3 litros DISI é cerca de 10 por cento superior às 3000 rpm, por causa do efeito de arrefecimento que a gasolina injectada directamente na câmara de combustão produz. O motor é optimizado com a introdução de uma nova entrada de ar no capot da nova geração MPS. A sua eficácia em termos de arrefecimento resulta num suave e linear aumento da velocidade de rotação do turbo que assim aumenta a potência do motor a baixas rotações. O bloco 2.3 litros MZR DISI Turbo debita 191 kW/260PS às 5 500 rpm. Responde rapidamente ao movimento do acelerador graças ao forte binário de 380Nm às 3 000 rpm, com aceleração dos 0-100 km/h em apenas 6,1 segundos e uma velocidade máxima de 250 km/h.

O chassis e a carroçaria do novo Mazda3 MPS são combinados com um avançado sistema de controlo do binário para oferecer uma evolução no prazer de condução. Comparado com o novo Mazda3, o novo MPS foi projectado com uma carroçaria mais rígida e reforços especiais, uma suspensão modificada e pneus maiores. Tudo isto permite que a elevada potência e o forte binário sejam transmitidos ao solo de uma forma que permite um fácil controlo do veículo e divertido de conduzir diariamente. Possui também um dos mais completos pacotes de segurança do segmento com novas tecnologias de segurança activa. Tal como na versão normal do Mazda3, novo MPS possui três rígidos apoios da coluna de direcção (ao invés dos anteriores dois apoios) que conferem uma melhor resposta ao comando da direcção em comparação com a anterior geração do MPS. Os pneus especiais Dunlop 225/40R19, desenvolvidos exclusivamente para este novo modelo são de série. São mais largos (de 215 para 225), possuem flancos mais rígidos e melhor capacidade de amortecimento. Tudo isto é combinado com a direcção com assistência electro-hidráulica especialmente afinada para reagir de forma mais precisa à velocidade do veículo. Todas juntas, estas características especiais significam uma enorme melhoria de estabilidade em linha recta e uma condução desportiva mais estável e com menos oscilações.


O novo Mazda3 MPS tem uma longa lista de tecnologias de segurança activa de série que ajudam o condutor a evitar um acidente antes de ocorrer. A assistência electrónica de travagem substitui o antigo auxiliar mecânico e funciona com o ABS às quatro rodas e o controlo dinâmico de estabilidade (DSC), tudo como equipamento de série. Estão disponíveis novos faróis bi-xenon adaptáveis (AFS) com sistema direccional que ilumina as curvas à noite (de série ou opcional, dependendo do mercado). O condutor sabe sempre o nível de ar dos pneus com a introdução de um sistema de monitorização de pressão dos pneumáticos (TPMS) (de série na maioria dos mercados). O sistema de vigilância na traseira do veículo (RVM), que alerta o condutor antes de mudar de faixa se um carro se aproxima pela esquerda ou pela direita pela retaguarda ou então no ângulo morto dos espelhos, também é de série, assim como o alerta de paragem de emergência (SEE), que acende as luzes indicadoras de mudança de direcção se o condutor travar forte e repentinamente. Os sensores de estacionamento, também de série na maioria dos mercados, permitem ao condutor estacionar o Mazda3 MPS com grande facilidade em locais apertados.

Comentários