Fiat reafirma preocupações ambientais

Entre as 25 marcas de automóveis mais vendidas na Europa e contando já com dois anos de liderança, a Fiat Automobiles confirma-se como a marca com o valor médio de emissões de CO2 mais baixo relativamente às viaturas vendidas na primeira metade de 2009: 129,1 g/km (há 6 meses, era de 133,7 g/km). Para além disso, a Fiat conquista ainda um novo recorde: é a única marca generalista a ter já atingido o objectivo médio europeu de 130 g/km estabelecido para 2015. O recorde de 129,1 g/km registado pela Fiat foi reconhecido pela JATO, empresa líder a nível mundial na área de consultoria e pesquisa no sector automóvel, nascida em 1984 e presente em mais de 40 países. No "Top 10", a Fiat classifica-se à frente da Toyota (132,9 g/km), Peugeot (134,5 g/km), Citroën (138,1 g/km), Renault (138,9 g/km), Ford (140,4 g/km), Opel (149,5 g/km), Volkswagen (152,5 g/km), Audi (162,6 g/km) e Mercedes (178,8 g/km). De salientar que este recorde da Fiat Automobiles é consequência de uma liderança também a nível local. Com efeito, é a marca generalista com mais baixas emissões de CO2 em 8 de 21 países da área europeia e está entre as primeiras 3 marcas em 19 nações. O forte crescimento da utilização de gás natural foi um contributo fundamental para este resultado, confirmando-se como o combustível mais ecológico: na Europa, na primeira metade de 2009, foram vendidas cerca de 65000 viaturas Fiat Natural Power com um valor médio de 115,8 g/Km nas emissões de CO2, inferior em mais de 13 g/km à média – já recorde – da marca. Esta primazia contribuiu para atingir um outro recorde: o Fiat Group Automobiles é o primeiro na classificação por grupos (132,9 g/km), à frente da Toyota, PSA, Renault, e Hyundai.

Nas palavras de Lorenzo Sistino, Administrador-Delegado da Fiat Automobiles, "melhorar o ambiente não é um objectivo para o futuro, mas sim algo que pode fazer-se de imediato e a Fiat está a fazê-lo agora. Estes dados representam uma importante confirmação do empenho incessante da Fiat na procura de soluções inovadoras para a contenção das emissões poluidoras e do nível de CO2. Mas o compromisso da Fiat, sempre tendo em vista as reais necessidades das pessoas, não se fica por aqui. Com efeito, o objectivo é reforçar o próprio recorde europeu na redução das emissões através da introdução de novos motores, novas tecnologias e novas aplicações. Novos motores, como a inovadora tecnologia Multiair aplicada aos motores a gasolina capaz de garantir uma redução até 10% das emissões de CO2; a nova geração de motores Diesel Common Rail Multijet que farão a sua estreia no Punto EVO, sendo depois progressivamente adoptados em todas os modelos do Grupo; novas tecnologias, como o sistema Start&Stop, já apresentado no Fiat 500 e agora de série em todas as motorizações EURO 5 do Punto EVO, capaz de, no ciclo urbano, reduzir até 12% as emissões de CO2; novas aplicações, como o “eco:Drive”, o inovador software que – através da porta USB do versátil sistema Blue&Me – permite analisar a condução do automobilista, ajudando-o a optimizar os consumos e, logo, as emissões: menos de um ano depois do lançamento, já cerca de 60000 pessoas fizeram o respectivo download e 25000 utilizam-no diariamente para seguir de perto o próprio estilo de condução", concluiu.

A atenção dada à mobilidade sustentável insere-se num empenho estratégico de todo o grupo. Efectivamente, o Fiat Group foi recentemente reconhecido como líder de sustentabilidade, entrando nos índices Dow Jones Sustainability (DJSI) World e Dow Jones Sustainability STOXX com uma pontuação de 90/100, contra uma média de 72/100 das empresas do sector analisadas pela SAM, empresa especializada nos investimentos de sustentabilidade. O DJSI World e o DJSI STOXX são os mais prestigiados índices de bolsa em que entram apenas as empresas consideradas melhores na gestão da própria actividade segundo critérios de sustentabilidade, pois incluem apenas empresas líderes do ponto de vista económico-financeiro, social e ambiental.

Comentários