GP Abu Dhabi F1 - Yas Marina

A Fórmula 1 realizará, neste fim de semana, a última prova da temporada 2009 da categoria, em Abu Dhabi, capital dos Emirados Árabes Unidos. O GP será disputado no moderníssimo circuito de Yas Marina pela primeira vez e promete muitas emoções, já que os campeonatos de pilotos e de construtores estão definidos. Rubens Barrichello lutará com Sebastian Vettel pelo vice-campeonato.


O finlandês Heikki Kovalainen confirmou a superioridade dos McLaren-Mercedes no circuito Yas Marina, ao registar o melhor tempo na segunda sessão de treinos livres do Grande Prémio de Abu Dhabi, última prova do Mundial de Fórmula 1. Na primeira sessão de treinos livres, realizada na manhã de hoje, o melhor tempo foi alcançado pelo seu companheiro de equipa, o britânico Lewis Hamilton, que na sessão da tarde foi o segundo mais rápido. Nesta segunda sessão, que terminou já debaixo de luz artificial, o terceiro melhor tempo foi para o recém consagrado campeão do Mundo, o britânico Jenson Button, da Brawn GP. O alemão Sebastian Vettel (Red Bull) e o brasileiro Rubens Barrichello (Brawn GP), que ainda lutam pelo segundo lugar no mundial, estabeleceram os quarto e oitavo tempos nesta segunda sessão de treinos livres.


Informações sobre os EAU e sobre a prova:

Nome oficial: Emirados Árabes Unidos
Localização geográfica: Península Arábica
Área: 83 600 km km²
Capital: Abu Dhabi
População: 4 599 000 habitantes
Clima: árido tropical
Religião: prevalece o islamismo 96% (80% sunitas, 16% xiitas)
Língua oficial: árabe
Moeda: Dirham dos Emirados (AED)
Curiosidade: Abu Dhabi é o maior de todos os sete emirados, com uma área de 67 340 km², equivalente a 86,7 % da área total do país, sem considerar as ilhas.
Extensão da pista: 5 554 metros
Recorde: -
História na Fórmula 1: o GP de Abu Dhabi estreará na Fórmula 1 este ano

Comentários