Peugeot 5008 e 308: 5 estrelas no novo teste “global rating” Euro NCAP

O Euro NCAP acaba de atribuir 5 estrelas ao 5008, o monovolume compacto da Peugeot lançado no início do mês em Portugal. Premiando o compromisso da Marca relativamente à segurança, este teste foi realizado no quadro do novo protocolo 2009, mais exigente, e que o Euro NCAP designa por “global rating”. Estes novos testes reúnem o conjunto das pontuações obtidas em diferentes critérios: protecção dos adultos, protecção das crianças, protecção dos peões, e levam simultaneamente em consideração os sistemas de assistência (alertas de não colocação dos cintos, limitador de velocidade, ESP). O 5008 segue desta forma a tendência do 3008, o crossover compacto da Peugeot, que também obteve, na Primavera, 5 estrelas neste novo teste. No quadro deste protocolo mais exigente, a Peugeot propôs igualmente inserir a Berlina 308, lançada no final de 2007, e o 308 CC, cuja comercialização arrancou na Primavera. Tirando partido da experiência de vários anos do Grupo, no que respeita à máxima segurança a todos os níveis, os 308 obtiveram também as mesmas 5 estrelas. Até hoje são quatro os modelos Peugeot que podem “gabar-se” de terem recebido 5 estrelas no novo teste “global rating” do Euro NCAP de 2009.

A segurança activa (que permite evitar o acidente) resulta, em primeiro lugar, do comportamento de alto nível em estrada, característico de todos os veículos Peugeot. Em rigor, o comportamento em estrada está no centro do “savoir-faire” e dos valores da Marca. A isso juntam-se equipamentos inovadores que conferem, simultaneamente, conforto, serenidade e segurança (Head Up Display, Distance Alert, faróis direccionais, etc.) e ajudas electrónicas como o ESP. Em termos de segurança passiva (que limita as consequências durante um acidente), refira-se que o 5008, o 3008 e o 308 partilham tecnologias comuns. É o que acontece com a estrutura, concebida para dissipar a energia de uma colisão de forma programada, que integra designadamente uma tripla via de esforços na dianteira. Além destes níveis de segurança activa e passiva, medidos pelo protocolo do Euro NCAP, a maioria dos modelos da gama Peugeot oferece também, desde 2003, a máxima segurança em termos de segurança terciária (que limita as consequências após o acidente). Com efeito, o serviço Peugeot Urgence disponível em Portugal, solicitado manual ou automaticamente em caso de acidente, localiza o veículo com grande precisão e acciona o envio dos meios de socorro adequados para permitir uma intervenção rápida. Até hoje, este serviço já socorreu quase 3200 pessoas na Europa. No 308, 3008 e 5008, este serviço está associado gratuitamente ao novo sistema telemático WIP Com 3D. Em 2010, poderá estar disponível na gama Peugeot, também graças à adopção de uma “caixa de comunicação localizada”. A Peugeot irá ainda proceder à implementação geográfica deste sistema, que actualmente já abrange 8 países.


Peugeot 3008 eleito Carro do Ano na Irlanda

Finalista do “Carro Internacional do Ano 2010”, o Peugeot 3008 acaba de ser eleito Carro do Ano na Irlanda, por um júri de 27 jornalistas especializados da Irish Motoring Writers Association. O prémio foi atribuído ontem, em Dublin, e junta-se ao título de “Auto Europa 2010” conseguido pelo novo modelo da Peugeot, no final de Outubro, em Itália. O júri irlandês elegeu o 3008 entre 10 finalistas, atribuindo-lhe 239 pontos. O modelo da Marca do Leão destacou-se com uma vantagem considerável sobre os restantes finalistas: Mercedes Classe-E (199 pontos), Kia Soul (198), Honda Jazz (169), Volkswagen Golf (165), Opel Insignia (164), Honda Accord (132), Volkswagen Polo (120), Renault Grand Scenic (70) e Renault Kangoo (28). Em simultâneo, o 3008 venceu também na categoria “SUV do Ano”. Refira-se que o modelo começou a ser comercializado na Europa há seis meses e está a confirmar as melhores expectativas com praticamente 50.000 encomendas cliente, um volume 15% superior aos objectivos fixados pela Marca para este ano. Fabricado em Sochaux a um ritmo diário de 530 unidades, o 3008 mobiliza a totalidade do potencial industrial que lhe está atribuído. A forte procura comercial do modelo e o lançamento industrial do novo monovolume compacto 5008 - produzido nas mesmas linhas, a 360 unidades/dia – levaram já à incorporação de uma terceira equipa de produção, correspondente a 800 postos de trabalho. Em 2010, a Peugeot pretende comercializar 90.000 automóveis 3008.

Comentários