Sistema Mazda i-stop ganha prémio RJC Technology of the Year 2009

A Mazda Motor Corporation anunciou que o seu original sistema de paragem do motor em caso de imobilização do veículo conhecido como Mazda i-stop, ganhou o prémio Automotive Researchers and Journalists Conference of Japan (RJC) Technology 2009. Os sistemas “Stop&Start” reduzem o consumo de combustível ao desligarem automaticamente o motor quando o condutor imobiliza o veículo. O sistema Mazda i-stop está equipado com injectores directos e utiliza a energia da combustão para ligar o motor em apenas 0,35 segundos, cerca de metade do tempo necessário para a maioria dos sistemas da concorrência. O sistema i-stop é igualmente melhor em termos de ruído e vibrações quando o motor pára e recomeça a trabalhar, assegurando que os condutores tenham uma condução natural sem nenhum a sensação de desconforto. A Mazda introduziu o i-stop no novo Mazda3 (conhecido no Japão como Mazda Axela), que foi lançado na Europa e no Japão em Junho de 2009. O novo Mazda3 com i-stop consegue uma redução de quase 15 por cento em termos de consumo de combustível comparado com o modelo anterior, segundo os testes japoneses no modo 10-15. Os modelos do Mazda3 com sistema i-stop estão ao abrigo dos eco-incentivos praticados no Japão, garantindo até 75 por cento de poupança segundo este programa de redução de imposto em carros amigos do ambiente. Quase metades das vendas do Mazda3 no Japão foram de modelos equipados com o i-stop. Saita Kanai, o responsável pelo departamento de pesquisa e desenvolvimento (R&D) da Mazda., referiu que “o sistema Mazda i-stop é uma das tecnologias ‘verdes’ que formam a base da nossa futura estratégia de produto. Melhora os consumos sem afectar de forma adversa o desempenho. Desta forma, acreditamos que o i-stop reflecte de forma perfeita o compromisso da Mazda em oferecer aos nossos clientes prazer de condução bem como um soberbo desempenho ambiental e de segurança. Estamos muito honrados e satisfeitos por receber este prémio. Por ser um reconhecimento dos nossos esforços na protecção do ambiente, este prémio tem especial valor para a Mazda.”

A “Automotive Researchers and Journalists Conference of Japan” é uma organização sem fins lucrativos criada em 1990. O seu objectivo é contribuir para o desenvolvimento da indústria automóvel nas várias vertentes, incluindo o reconhecimento de veículos e tecnologias marcantes pelo júri do Carro do Ano. As tecnologias elegíveis para o prémio “RJC Technology of the Year 2010” devem ser introduzidas no mercado em veículos comercializados entre 1 de Novembro de 2008 e 31 de Outubro de 2009. Esta foi a terceira vez que a Mazda ganhou este prestigiante galardão, com o motor Miller (utilizado no Eunos 800) em 1993 e com o motor RENESIS de pistão rotativo (do Mazda RX-8) em 2003.


Novo Mazda3 conquista 5 estrelas nos testes de colisão EuroNCAP

O novo Mazda3 conquistou a pontuação máxima de 5 estrelas concedida pela “European New Car Assessement Programme” (EuroNCAP) após os testes de colisão levados a cabo por aquele organismo. Para 2009, a EuroNCAP implementou uma bateria de testes de avaliação mais rigorosos, com um sistema de pontuação que confere uma avaliação global baseada nos resultados alcançados em quatro áreas diferentes: Protecção dos Ocupantes Adultos, Protecção das Crianças, Protecção dos Pedestres e Equipamento de Segurança. A primeira geração do Mazda3 combinava um estilo dinâmico e desportivo com espantoso desempenho na condução. O novo Mazda3 herdou e desenvolveu essas características e, com este reconhecimento por parte do EuroNCAP, passa a estar entre os carros mais seguros do muito importante segmento europeu dos veículos compactos. O Mazda3 é o segundo modelo da Mazda a alcançar a pontuação máxima de 5 estrelas segundo os novos parâmetros de avaliação da EuroNCAP. O novo Mazda6 recebeu as suas cinco estrelas em Fevereiro de 2009. O actual Mazda2 também recebeu da EuroNCAP a pontuação máxima de 5 estrelas para a Protecção dos Ocupantes Adultos em Dezembro de 2007.

Comentários