WTCC - Huff na pole em Macau após uma sessão de qualificação caótica

O piloto da Chevrolet, Rob Huff, conseguiu terminar com a pole garantida para a final de 2009 do Campeonato do Mundo de Carros de Turismo da FIA (WTCC) em Macau, esta tarde, durante uma sessão de qualificação totalmente caótica, que abalou as expectativas ao título do duo da SEAT, Gabriele Tarquini e Yvan Muller, com os dois pilotos envolvidos num acidente. Tarquini pareceu perder o controlo do seu SEAT no pó do cimento deitado na pista da Faraway, na sequência de um acidente anterior entre James Thompson e Stefano D´Aste. Pouco depois, Tarquini foi contra ele, antes de o par ser atingido por Alain Menu. Os três carros ficaram seriamente danificados, embora as equipas ainda tenham um dia pela frente para reparações, até à primeira das duas corridas do WTCC no Domingo. Com o par da SEAT fora de competição, o caminho ficou aberto para o outro concorrente ao título, Augusto Farfus, tentar a sua sorte na liderança da qualificação. Mas, ele falhou.

Robert Huff só saltou para o topo da geral a um minuto do final da sessão de qualificação mas, mesmo assim, acelerou ainda mais na última volta para não deixar fugir o primeiro lugar na grelha, pouco antes de Andy Priaulx assegurar o segundo lugar. Huff estava radiante, especialmente, se se pensar nas numerosas bandeiras vermelhas e atrasos que dificultaram a tarefa dos pilotos para encontrarem o seu ritmo. “Nunca tive uma sessão de qualificação como esta”, afirmou o piloto. “No final, estava já muito escuro e não se via nada. Foi incrível. Nunca tinha conseguido uma pole logo à terceira volta, por isso é simplesmente fantástico para a Chevrolet. Estou muito satisfeito.” Jordi Gene partirá atrás de Farfus, em quarto, com Tiago Monteiro em quinto e Jorg Muller em sexto. Yvan Muller, Tarquini, Menu e Rickard Rydell ocuparão as restantes posições dos dez primeiros.


Tiago Monteiro consegue o 5º lugar na grelha e resiste ao caos

Tiago Monteiro teve uma boa prestação no Circuito da Guia, em Macau. O piloto português conquistou o 5º tempo na qualificação para a primeira corrida da última etapa do WTCC. A sessão, que terminou já de noite depois de vários acidentes que obrigaram a interrupções demoradas, foi particularmente animada com os cinco pilotos da SEAT a lutarem contra o favoritismo da BMW no traçado macaense. Os dois colegas de equipa de Tiago que lutam pelo título vão sair atrás do León nº5, depois de uma colisão que deixou os carros de Yvan Muller e Gabrielle Tarquini bastante danificados e obrigou a que recebessem assistência hospitalar. O piloto assume o papel decisivo que pode ter na revalidação dos títulos para a SEAT e faz questão de sublinhar a falta de desportivismo dos rivais durante a qualificação: "Tanto eu como o Jordi (Gené) eramos os SEAT que mais ameaça estavam a causar aos BMW e nos últimos minutos o Andy Priaux queimou propositadamente duas voltas minhas em zonas onde era impossível eu ultrapassar e depois lançou-se numa volta rápida que o colocou à nossa frente. É uma atitude deplorável em especial vinda de um tri-campeão do mundo. Na SEAT sempre apostámos na nossa estratégia que nunca passou por prejudicar os outros pilotos. E isso sim tem todo o mérito. De resto a qualificação foi uma loucura. Já acabámos de noite o que tornou tudo ainda mais complicado e de resto provou-se mais uma vez que na Guia qualquer erro, por mínimo que seja, tem um preço muito elevado. Quero desde já desejar uma rápida recuperação ao Yvan (Muller) e ao Gabrielle (Tarquini) e espero que possam alinhar no Domingo. Está tudo em aberto e vamos ter duas corridas de nervos. Sei que tenho um papel importante e toda a equipa está concentrada e muito motivada para a renovação dos dois títulos, mas sabemos que vai ser uma batalha difícil," assumiu Tiago.

Domingo o circuito da Guia deverá estar seco, mas os técnicos da meteorologia apontam para a possibilidade de vento forte.O Eurosport acompanha em directo os momentos decisivos do Mundial de Turismos 2009. No Sábado às 23h45, tem lugar o Warm Up. A primeira corrida, já na madrugada de Domingo, tem início às 04h00. Quanto à transmissão da segunda corrida está anunciada para as 05h00 (hora de Lisboa).

Comentários