Toyota Land Cruiser - 60 anos de história

"Falando em termos gerais, normalmente considera-se difícil conseguir um mesmo veículo tenha um bom comportamento em condução normal e fora de estrada. No entanto, com o novo Land Cruiser, a Toyota procurou colocar 100% da eficácia em qualquer das duas utilizações em vez de chegar a um compromisso de 50:50 entre aptidões em estrada e fora de estrada. O resultado é um claro refinamento e melhoria simultânea destas qualidades aparentemente incompatíveis."

Makoto Arimoto, Engenheiro-chefe da Toyota





A história de um veículo todo-o-terreno

Recuando no tempo uns bons 60 anos, pode-se dizer que a história do Land Cruiser se confunde com a história da própria Toyota. Este 4x4 explorador do mundo liderou a expansão da empresa desde os anos 50, chegando aos sete continentes incluindo a Antárctida e a novos mercados virgens. Ganhou o estatuto de 4x4 mais vendido do mundo ao ter sido adquirido por mais de 5 milhões de clientes em 176 países diferentes desde o seu lançamento, número que chegará aos 188 com o iminente lançamento da nova geração do iconográfico 4x4 da Toyota. Originalmente desenvolvido com a utilização militar em mente, o primeiro Land Cruiser chamava-se BJ. Era servido por um motor a gasolina de 6 cilindros e 3.4 litros e a sua plataforma derivava de um camião da Toyota. Em 1955, a derradeira versão do BJ, recebeu o nome Land Cruiser que nunca mais deixou de ser utilizado. À medida que a Toyota iniciou o seu programa de exportação a nível mundial e de considerável crescimento durante os anos 50 e 60, a empresa percebeu que muitos dos mercados já consolidados estavam a ser bem preenchidos por construtores americanos e europeus, tendo, por isso, decidido centrar-se nos mercados emergentes do Médio Oriente, Ásia e América do Sul. No entanto, em 1966, a Toyota quis dar uma resposta à nova tendência de procura de veículos 4x4 mais refinados, surgida no mercado americano, pelo que lançou as séries Station Wagon. Uma gama de produtos que era produzida ao mesmo tempo que o veículo original, este último com um conceito de jipe puro e duro.

Em 1984 a Toyota entendeu ser necessário criar uma nova linha de modelo capaz de combinar os atributos de fácil manobrabilidade e de resposta sem compromissos em todo-o-terreno de um 4x4 com o superior conforto e refinamento da Station Wagon, o que levou ao aparecimento de uma gama intermédia do Land Cruiser, a partir de 1985, a qual se posicionou entre as duas linhas de produto existentes até então. De então para cá, as segundas e terceiras gerações deste modelo intermédio – as séries 90 e 120, de 1996 e de 2002, respectivamente – continuaram a cimentar a reputação mundial do Land Cruiser como veículo capaz de proporcionar uma combinação única de conforto e refinamento em estrada, inovação tecnológica e capacidade de utilização em todo-o-terreno. E hoje, com o lançamento da série 150 da quarta geração do Land Cruiser, a Toyota volta a apresentar tecnologias inovadoras e a elevar o nível em termos de qualidade, durabilidade e refinamento que sintetizam a razão pela qual este modelo é tão respeitado em todo o mundo.

Comentários