Nova L200 Strakar reforça liderança da Mitsubishi

Exactamente quatro anos após o seu lançamento na Europa, a nova Pick-Up L200 / Strakar da Mitsubishi Motors entra na 2ª fase da sua bem sucedida carreira comercial, que conta com 495.914 unidades produzidas pela fábrica Mitsubishi Motors na Tailândia, localizada em Laem Chabang, incluindo 185.553 unidades exportadas para a Europa, o seu maior mercado de vendas. Para além de um conjunto de melhorias estéticas e de um aumento de equipamento a nova L200 / Strakar melhorou substancialmente a sua imagem, respondendo assim à procura dos seus Clientes, especialmente na área do Trabalho (maior caixa de carga), no Conforto (mais equipamento e mais qualidade), na Tecnologia (novo motor com 178 cv e nova caixa de velocidades automática), novas versões (2WD “Low Rider” Cabina Simples e Dupla), etc. Em linha com o relançamento do Pajero de 200 cv, a nova L200 / Strakar reforça o posicionamento da Mitsubishi Motors na Europa, desta feita com um reforço na gama, conseguido em grande parte na aposta em versões de trabalho 4x2 e 4x4, complementando a oferta de automóveis de passageiros e crossovers (i-MiEV, Colt, Lancer, Grandis, “Crossover Compacto” e Outlander). A Mitsubishi L200 / Strakar é a pick-up mais popular na Europa, sendo lider de vendas em Portugal, com um parque circulante que ultrapassa já as 38.000 unidades. Com o alargamento da gama, é objectivo da Mitsubishi Motors de Portugal reforçar a sua liderança, tendo já no ano de 2009 aumentado a sua quota de Mercado em 8,8%, num ano em que as vendas no segmento da pick-up cairam 17%.


Partilhando o conceito de SUV “heavy-duty com o seu “irmão” Pajero Sport (não disponível na Europa), o design da frente da nova L200 / Strakar, afasta-se do aspecto desportivo presente na geração anterior, para ganhar agora um aspecto mais forte e resistente, perfeitamente adaptado ao seu renovado posicionamento. Ainda na senda dos Mitsubishi Pajero Evolution, a nova L200 / Strakar apresenta agora um novo pára-choques pintado à côr da carroçaria com um novo grupo óptico de faróis tipo projector e uma nova grelha (prateada ou preta, conforme a versão). Novos faróis de nevoeiro, entradas de ar inferiores, estribos mais resistentes e melhor posicionados, proporcionam uma melhor postura com um aspecto mais largo e resistente. Como toque final, a nova côr Castanho Granite e as novas jantes de liga leve de 16’’ ou 17’’ garantem a exclusividade nas versões mais equipadas. As versões comerciais Cabine Simples beneficiam igualmente de uma nova frente, bem como da grelha e do pára-choques em preto. Esta frente mais assertiva é equilibrada por uma caixa de carga redesenhada para uma aparência global mais coesa. À semelhança do conceito anteriormente introduzido pelas versões Cabine Dupla, esta nova versão é também uma alternativa à Cabine Club. Projectada para uma utilização mais profissional, apresenta um perfil mais recto e alto. Este estilo mais forte e robusto, proporciona um ambiente de condução mais agradável, incluindo: Painel de instrumentos revisto (nova iluminação de cor âmbar), disponível o sistema HDD “Mitsubishi Multi Communication System”, ou "MMCS", entrada AUX-in de áudio (áudio + vídeo MMCS quando instalado) no compartimento do apoio de braços central, sensores de chuva e luz e novo computador de bordo idêntico ao Pajero.

Os designers Mitsubishi Motors do Centro R & D Okazaki, confiaram aos seus colegas engenheiros da Mitsubishi Motors a responsabilidade de criarem uma caixa automática de 5 velocidades que por um lado se adaptasse ao novo motor diesel de 178 cv e por outro lado proporcionasse uma experiência de condução ainda mais gratificante. Idêntica à já sobejamente conhecida e reconhecida caixa acoplada no Pajero, esta unidade de 5 velocidades sequenciais INVECS-II, controlada electronicamente, com “Modo Sport” e com a capacidade de ser auto-adaptativa, em função do desempenho optimizado do motor de 178 cv, aproveita duma forma mais eficaz toda a sua potência. Este motor de 178 cv está disponível em conjunto com o motor 2.5Di-D de 136 cv, por forma a garantir uma oferta mais ampla ao consumidor Europeu. Como resultado numa profunda evolução do motor 2.5Di-D, a versão “High Power” permite a liderança em termos de potência na classe, com níveis de performance e melhorias significativas, no desempenho NVH, nomeadamente os engenheiros da Mitsubishi motors Corporation focaram-se num novo design da cabeça do motor e numa liga metálica mais forte para as câmaras de combustão e rolamentos. Redesenharam a arquitectura do sistema de injecção e utilizaram novos injectores, assim como um novo turbo de geometria variável e reforçaram a sua capacidade de refrigeração. Único no segmento das pick-up’s e partilhado com o Pajero, o sistema “Super Select” da Mitsubishi Motors permite ao condutor escolher o modo de transmissão mais adequado ao terreno e às condições de condução. Pode passar de tracção às 2 rodas para tracção às 4 rodas “em movimento”, ou seja: sem parar o veículo (possível abaixo dos 100 km/h), independentemente das condições do piso.


O maior trunfo do sistema “Super Select” é a sua posição de tracção permanente às quatro rodas no modo “4H” que pode ser utilizada a qualquer velocidade e em qualquer superfície. No caso específico de uma pick-up como a L200, o sistema “Super Select” confere uma aderência significativa quando o veículo é conduzido com a caixa de carga vazia, o que será normal acontecer em carrinhas desportivas utilitárias. Dependendo de mercado para mercado, a nova L200 / Strakar será lançada na Europa durante o primeiro trimestre de 2010, após a sua estreia europeia no Salão Automóvel de Bruxelas. A nova L200 na versão de trabalho, incluindo a versão Chassis-Cabine e as novas versões “Low-Rider” (Cabine Simples e Dupla) – vão alargar a oferta na gama L200 e garantir a manutenção da sua liderança - em Portugal – no ano de 2010.

Comentários