Mercedes Classe E Cabrio lançado esta semana

Com a chegada do atractivo e emocionante Classe E Cabrio, a Mercedes-Benz completa o ciclo iniciado em Março de 2009 com a introdução no mercado do Classe E Limousine, seguido do Coupé em Maio e mais recentemente pela Station, em Novembro. Este novo descapotável de duas portas, que será comercializado em Portugal a partir de 25 de Março, apresenta-se como um puro cabriolet da Mercedes-Benz, dispondo da clássica capota em lona, característica já patente no anterior modelo Classe CLK, mas com importantes inovações ao nível da segurança e do conforto dos ocupantes. Na lista de prioridades dos responsáveis pela concepção do novo Cabrio esteve o desenvolvimento de um automóvel adequado para as quatro estações do ano, permitindo aos ocupantes usufruirem de uma agradável sensação durante as viagens, quer com a capota recolhida quer com a mesma colocada. Esta, abre-se e fecha-se automaticamente em cerca de 20 segundos, podendo ser operada mesmo a uma velocidade até 40 km/h. Com a capota colocada, a capacidade da bagageira passa de 90 litros para 390 litros. As motorizações do novo Classe E Cabrio também são inovadoras. Os novos modelos diesel e gasolina, de injecção directa, combinam eficiência e elevada potência. O baixo nível de consumo dos novos motores resulta de uma série de práticas medidas, como por exemplo a activação das bombas da direcção e de combustível em função da necessidade, a utilização de pneus com reduzido atrito ao rolamento, um sistema de comando do alternador que avalia a situação de condução com as exigências de capacidade eléctrica do automóvel, além de um factor fundamental, a notável aerodinâmica. O coeficiente de 0,28 cd do Classe E Cabrio é o melhor da sua classe, determinando a história de sucesso da família do Classe E em matéria de aerodinâmica.
 
Motorizações disponíveis para o Classe E Cabrio:

• E 220 CDI BlueEFFICIENCY Cabriolet: 170 cv
• E 250 CDI BlueEFFICIENCY Cabriolet: 204 cv
• E 350 CDI BlueEFFICIENCY Cabriolet: 231 cv
• E 200 CGI BlueEFFICIENCY Cabriolet: 184 cv
• E 250 CGI BlueEFFICIENCY Cabriolet: 204 cv
• E 350 CGI BlueEFFICIENCY Cabriolet: 292 cv
• E 500 Cabriolet: 285 kW (388 cv)

Em 1989, a Mercedes-Benz estreou mundialmente um deflector de vento para os modelos da série SL. Em 2004, o sistema de aquecimento ao nível do pescoço AIRSCARF®, sendo agora apresentada outra estreia sob a forma de um deflector de vento automático – o AIRCAP®. Com um simples premir de um botão, poderá reduzir substancialmente a turbulência no interior do novo Classe E Cabrio, criando uma agradável temperatura no interior do veículo. O AIRCAP® é uma inovação da Mercedes-Benz, funcional, confortável, elegante e extremamente seguro. Este engloba dois componentes: um deflector de vento que pode ser alargado em cerca de 6 cm , com um deflector integrado na estrutura do pára-brisas e outro entre os bancos traseiros. Graças à nova capota em lona acústica, o Classe E Cabrio tem um dos interiores mais silenciosos no segmento dos Cabrio premium. A excepcional qualidade de insonorização da capota reduz consideravelmente o nível de ruídos exteriores causados por outros veículos e pelo vento, sendo estes absorvidos com maior eficácia. A capota em lona, com uma espessura de 23,5 mm, oferece um excelente isolamento térmico, pelo que o Classe E Cabrio também é ideal para ser utilizado no Inverno.

O novo Cabrio dispõe das inovações de segurança que se esperam encontrar num modelo Mercedes-Benz. Os arcos de protecção são constituídos por duas robustas barras, cada uma com 35 mm de diâmetro e fixadas nos apoios de cabeça dos encostos dos bancos traseiros. Em caso de colisão, os dois arcos de protecção elevam-se e trancam-se automaticamente em fracções de segundo em combinação com os pilares A, cada um reforçado por dois tubos de aço de elevada resistência. Equipado com sete airbags de série, pré-tensores e limitadores de força dos cintos de segurança em todos os bancos, além dos apoios de cabeça de crash activo para o condutor e acompanhante, o novo Classe E Cabrio dispõe do mais alargado pack de segurança nesta categoria de veículos. Inclui airbags dianteiros e airbags laterais para o condutor e acompanhante, airbag para os joelhos do condutor e airbags para a cabeça. Estes últimos, integrados pela primeira vez num modelo Mercedes-Benz Cabrio, estão instalados no painel das portas à altura da cintura. Os airbags quando activados cobrem uma superfície de cerca de 0,7 x 0,5 metros com uma volumetria de 17 litros, oferecendo uma excelente protecção aos ocupantes. Outro exemplo de equipamento de segurança disponível para o Classe E Cabrio é o sistema de detecção da fadiga do condutor ATTENTION ASSIST (estreado este ano no Classe E Limousine e adaptado em todos os modelos da família), o sistema PRE-SAFE®, o sofisticado sistema de luzes inteligentes, o capot activo e o sistema de regulação da distância DISTRONIC PLUS.

Os preços das versões a gasolina oscilam entre os 51 498 euros (Classe E Cabrio 200 CGI BlueEFFICIENCY) e os 106 902 euros (Classe E Cabrio 500). Os das versões Diesel situam-se entre os 54 998 euros (Classe E Cabrio 220 CDI BlueEFFICIENCY) e os 75 998 (Classe E Cabrio 350 CDI BlueEFFICIENCY).

Comentários