Mitsubishi Concept PX-MiEV no Salão de Genebra

Revelado no Tóquio Motor Show de 2009, o Mitsubishi Concept PX-MiEV combina um alto desempenho ambiental com uma performance excelente, utilizando 2 tipos diferentes de motores (2 motores eléctricos e 1 de combustão a gasolina) e o novo sistema Mitsubishi S-AWC (Super All Wheel Control), que utiliza E-AYC (Yaw Activo de Controlo Eléctrico), transferindo o binário da roda esquerda traseira para a direita e vice-versa. Uma aparência simples, na qual todos os elementos estranhos foram simplificados e sem a "robustez" típica dos SUV convencionais. Os faróis e luzes traseiras são de LED garantindo inovação, ao mesmo tempo que favorecem um melhor desempenho ambiental com o seu reduzido consumo de energia. A carroçaria utiliza uma cor metálica recém desenvolvida que lhe dá uma aparência de concha de metal. Combinando diferentes elementos, o desenho das jantes destaca o novo estilo de carroçaria, assim como melhora a refrigeração dos travões e o desempenho aerodinâmico. O interior foi desenhado para dar a imagem do cockpit de um avião, com um painel de instrumentos envolvente por forma a melhorar a concentração do condutor e bancos que mantêm os passageiros firmemente nos seus lugares. Além disso, o painel de instrumentos e toda a guarnição da porta utilizam iluminação suave com LEDs que transmitem a inovação e requinte do veículo.

As rodas dianteiras e traseiras do Mitsubishi Concept PX-MiEV são alimentadas por dois motores eléctricos síncronos, de magneto permanente. Também é equipado com um motor a gasolina 1.6L DOHC MIVEC que pode accionar as rodas dianteiras, bem como funcionar como um gerador. Além disso, o veículo vem com o recém-desenvolvido Sistema Híbrido Plug-in da Mitsubishi em que circuitos electrónicos seleccionam automaticamente o modo ideal, em função das diferentes condições de condução e garantem energia suficiente na bateria do carro para extrair o máximo de eficiência dos motores eléctricos e do motor a gasolina. O Mitsubishi Concept PX-MiEV também utiliza o sistema operativo MiEV (MiEV Operating System), que selecciona o modo ideal através de um controlo integrado dos componentes dos motores eléctricos e do motor a gasolina, controlando ainda o nível ideal de carga eléctrica, tanto à entrada como à saída da bateria, garantindo assim uma monitorização constante da bateria utilizada pelos 2 motores eléctricos. Com estes motores a sua viagem torna-se agradável, segura e confortável atingindo simultaneamente o nível máximo de poupança de energia. Além disso, para maximizar a eficaz utilização da bateria, o veículo é equipado com um modo de fornecimento de energia que permite o uso da energia desta bateria para abastecer aparelhos de uso doméstico ou ainda como fonte de alimentação de emergência em caso de catástrofe natural.

 
O Mitsubishi Concept PX-MiEV utiliza o Mitsubishi S-AWC Sistema Integrado de Controle do Veículo, está configurado em torno de um E-4WD, o sistema electrónico que controla a potência dos motores dianteiro e traseiro, de forma a garantir o binário perfeito entre os eixos dianteiro e traseiro. O Concept PX-MiEV está equipado com suspensão a ar, controlada electronicamente, e dá ao condutor a escolha de três modos de altura - Auto, Alto, Baixo - para aumentar a estabilidade em pisos maus ou em alta velocidade e para facilitar o acesso de e para o veículo. O Concept também utiliza um volante de nova geração que permite alterar o seu “layout”, oferecendo mais facilidade de utilização e visibilidade, bem como uma condução mais segura e menos “stressante”. Alguns dos controlos do áudio, navegação, ambiente climático e outras funções estão localizados no volante, para que o condutor possa operá-los sem ter que tirar a mão do volante. Os indicadores dos interruptores, localizados no painel de instrumentos, tornam mais rápido e fácil para o condutor, a verificação visual e o controlo da posição dos mesmos. No Sistema do Monitor de Condução, uma câmara montada na frente do condutor monitoriza os movimentos dos olhos para determinar o seu nível de alerta. Se o sistema detectar uma diminuição da sua concentração, emite não só sinais sonoros, mas também visuais e vibracionais. Espalha também um perfume característico para o alertar da situação.

Comentários

  1. Ola Marcel

    blz !!

    como que está ?

    adorei estas nova MMC..

    abraços

    Fernando Gennaro

    ResponderEliminar
  2. Olá Fernando!

    É uma nova visão do que poderá ser o caminho da Mitsubishi nos próximos tempos em matéria de todo-o-terreno ou mais concretamente no capítulo dos SUV's.

    Uma área de particular interesse nesta marca japonesa, já que a Mitsubishi tem uma componente e imagem muito forte ligada ao TT.

    Um grande abraço!

    ResponderEliminar

Enviar um comentário