Overland 12 – A nova aventura africana com camiões Iveco

A meio caminho entre a aventura e a solidariedade. Este é o espírito que anima o projecto Overland 12, dedicado à exploração do vasto continente africano, através de uma estrada difícil cheia de obstáculos que combinam o fascínio da aventura com objectivos humanitários. A aventura começou em Janeiro na costa ocidental (lado do Atlântico) e chegará à África do Sul durante este mês de Março e prosseguirá em várias zonas onde o Mundial de Futebol estará presente durante o mês de Junho antes de atravessar a África Central para chegar ao Egipto. A expedição terminará em Roma no final de Maio. Um itinerário muito ambicioso em termos de distância através de estradas em muito más condições e barreiras geográficas que podem ser encontradas ao longo do trajecto. É ambicioso também em termos de tempo, pois são cerca de 5 meses de viagem para um total de 47 mil quilómetros através de territórios complexos do ponto de vista do ambiente, segurança e logística, mas também muito ricos no que toca à variedade de povos e à beleza do cenário e da vida selvagem. Como habitualmente nesta expedição, estão presentes veículos Iveco, com dois dos quatro 330.30 ANW 6x6 (com a tradicional frente alongada) que fizeram parte da frota original e que suportaram solidamente várias viagens no passado, recebendo o reforço de um Trakker 6x6, um Daily 4x4 Cabina Dupla e dois Massif 5 portas. A equipa da expedição é constituída por 16 pessoas lideradas por Beppi Tenti, fundador do projecto Overland e dono da Trekking International. Durante as paragens, 12 pessoas recolhem-se dentro dos veículos, dormindo as restantes quatro em tendas. A cozinha está a bordo de um dos camiões sendo ali onde amaioria das refeições é tomada.

A Overland 12, como sucedeu nas viagens anteriores, dedica particular atenção aos aspectos humanitários: quatro médicos seleccionado pela “Azienda Ospedaliero Universitaria” e da Universidade de Parma alternam-se no Daily 4x4 utilizando avançados sistemas de telemedicina para ajudar já e no futuro centros médicos que a expedição encontre durante o percurso. Dois encontros tiveram já lugar em Marrocos. O primeiro em Tangiers no Moulay Hafid Palace (Palácio das Instituições Italianas, anteriormente uma escola italiana) com estudantes da região para um projecto desenvolvido pelo Lions Club de Turim, Moncalieri e Tangiers, com a colaboração da Iveco, o centro UNESCO de Turim e patrocinado pela província de Turim e pelo Arco Latino. O objectivo é organizar cursos de ensino para jovens locais e enviar material óptico gratuito para realizar rastreios visuais. A Iveco, como parceiro logístico, está envolvida no transporte de lentes, óculos e equipamento associado. O segundo encontro teve lugar em Rabat onde a equipa Overland visitou fisiatras e encontrou crianças do Children’s Hospital, estas últimas a serem tratadas no departamento de talassemia. Para essas crianças foi algo especial, uma ocasião festiva, acolher e admirar os veículos Iveco pintado de laranja. Na Nigéria, a Overland 12 e a Iveco renovaram o seu compromisso com a solidariedade social com a assistência às comunidades locais mais desfavorecidas. Representantes da Iveco África e dos mercados do Médio Oriente e Ásia Central conhecerem jovens da equipa local de futebol oferecendo-lhes equipamentos novos nas tradicionais cores vibrantes da Nigéria.


Todas estas iniciativas enquadram-se no âmbito da responsabilidade social da Iveco e do Grupo Fiat bem como dão o reconhecimento necessário ao plano em curso para ajudar comunidades localizadas em zonas menos desenvolvidas. Depois de uma paragem em Lagos, a expedição seguirá o itinerário através dos Camarões e depois rumo às florestas do Gabão antes de atravessar o Equador no Congo, entrando em Angola levando a tradicional mensagem de paz e solidariedade antes de chegar à Namíbia e á África do Sul, seguindo depois para Norte rumo ao Egipto. A caravana da Overland 12 já atravessou Marrocos, Mali, Guiné, Serra Leoa, Libéria, Costa do Marfim, Gana e o Togo, deixando para trás o deserto rochoso e o asfalto degradado de Marrocos, o deserto do Sahara e as exigentes dunas, os percursos enlameados das florestas ao longo de cursos de rios, incluindo íngremes subidas e descidas através de corta-fogos que transformam a condução num exercício muito cansativo. Isto para não mencionar o clima, oscilando entre o calor e a falta de humidade do deserto, com fortes variações de temperatura entre o dia e a noite, e temperaturas tropicais que alcançaram os 40 graus com elevadíssimos graus de humidade. Para aqueles que desejam seguir a expedição, basta seguir o acesso via internet ao sítio oficial da Iveco (www.iveco.com/it-it/ivecogroup/pages/ilg%20-%20spon%20-%20over.aspx) ou os conteúdos áudio originais da Rádio Daily (http://www.dailyradio.iveco.com/) que são publicados semanalmente com entrevistas e as melhores fotografias realizadas pelo fotografo oficial que segue com a expedição.

Comentários