Peugeot 3008 HYbrid4: O primeiro 'Crossover' híbrido Diesel a nível mundial

A denominação HYbrid4 designa a hibridação de um motor térmico (um 2.0 HDi FAP de 163 cv) com um motor eléctrico com uma capacidade máxima de 27 kW (37 cv). Os motores Diesel consomem menos que os motores a gasolina, pelo que logicamente este foi o tipo de energia escolhido para a hibridação. Os benefícios são imediatos para o cliente, com um elevado nível de prestações e consumos muito baixos, em ruptura de - 35% para uma viatura destas dimensões e com esta proposta de performances. Ao contrário de ideias pré-concebidas, o condutor beneficia, neste caso, de uma liberdade de condução alargada, graças à contribuição da tecnologia híbrida. São também emoções de condução inéditas que se exprimem através de várias dimensões:


- performances de alto nível, associadas a um comportamento em estrada de primeira ordem

- liberdade e simplicidade de utilização com a possibilidade de escolha entre 4 modos de condução: ZEV, 4WD (4 rodas motrizes), Sport e Auto

- silêncio de funcionamento, com a possibilidade de circular apenas em modo eléctrico

- serenidade, proporcionada pela segurança induzida pela motricidade das quatro rodas

- respeito pelo ambiente com emissões a partir de 99 g/km de CO2.
 
O 3008 HYbrid4 introduz uma nova síntese automóvel de forte conteúdo tecnológico, renovando o prazer de condução… com emissões de CO2 de muito nível reduzido. A escolha do híbrido diesel por parte de Peugeot demonstra que é possível aliar exigências fortes em termos de respeito do ambiente e emoções de condução insuspeitas numa viatura dita híbrida. O 3008 HYbrid4 será produzido em França (em Sochaux e em Mulhouse) e será comercializado na Europa na Primavera de 2011. Ao adoptar a tecnologia HYbrid4, o Peugeot 3008 é o primeiro automóvel de série “Full Hybrid” diesel comercializado em todo o mundo. Este veículo constitui o culminar de um projecto que soube mobilizar todos os conhecimentos dos engenheiros para atingir um resultado à altura das exigências ambientais da Marca, garantindo uma condução plena de emoções. A adaptação da tecnologia HYbrid4 ao crossover 3008 é uma evidência. Este crossover de sucesso é já o fruto da hibridação de vários universos: SUV, Berlina, Monovolume compacto, Coupé… A isto juntam-se os benefícios do HYbrid4 que associa, no caso presente e pela primeira vez, o Diesel e a electricidade, para uma perfeita adequação com as expectativas do cliente: 4 rodas motrizes “ecológicas”, uma potência controlada, um elevado nível de segurança, uma modularidade preservada e emoções de condução renovadas num quadro eco-responsável. No plano das performances, o 3008 HYbrid4 pode aproveitar as potências adicionadas dos motores térmico e eléctrico durante as fases de aceleração para um acréscimo de potência imediato (função 'boost'). A potência máxima combinada pode, então, atingir 147 kW (200 cv) pela adição dos 120 kW (163 cv) do 2.0 HDi FAP e da potência provisória em cume do motor eléctrico (27 kW, ou seja, 37 cv). O binário máximo de 500 Nm é debitado à frente pelo motor diesel (300 Nm) e na traseira pelo motor eléctrico (máximo de 200 Nm). O resultado é um crossover de 4,36 m, 4 rodas motrizes e 200 cv, com um consumo, em ciclo misto, de apenas 3,8 l/100 km e 99 g/km de CO2 Para as versões mais equipadas, as emissões podem atingir 104 ou 108 g/km de CO2 em ciclo misto.
 
Em termos de comportamento em estrada, este conjunto mecânico é particularmente bem servido pelo chassis, reconhecido pelas suas qualidades dinâmicas. O módulo traseiro da tecnologia HYbrid4 integra um trem multibraço, garantia de uma excelente eficácia em estrada. . A caixa de velocidades associada ao motor térmico é uma caixa manual sequencial pilotada de seis velocidades. O funcionamento da CMP6 é ainda mais apreciável com a tecnologia HYbrid4, uma vez que o motor eléctrico se activa durante as passagens de caixa, permitindo passagens de caixa suaves para um conforto de funcionamento óptimo. As baterias do tipo Ni-MH (Nickel Metal Hydrures) estão localizadas na base do compartimento de bagagens, na proximidade do motor eléctrico. Este 'pack' de baterias de alta tensão junta-se à bateria clássica de 12 V, situada sob o capot dianteiro, que continua a assegurar as funções habituais. A médio prazo, esta tecnologia revela-se como a melhor adaptada, em termos de custo e de industrialização, para veículos produzidos em volumes significativos. Um sistema de recuperação de energia (o motor eléctrico traseiro torna-se então gerador) permite, durante as fases de desaceleração (diminuição da aceleração e travagem), transformar a energia cinética em energia eléctrica para recarregar as baterias Ni-MH. Esta recuperação permite assim utilizar uma energia “gratuita”, reduzindo em consequência os consumos. Um ecrã colorido 7” 16/9 ou uma matriz multifunções, dependendo do equipamento do automóvel, informam o condutor em tempo real sobre o estado de funcionamento da cadeia de transmissão híbrida. Indicam igualmente, para um determinado trajecto, os tempos de funcionamento em cada um dos modos e o estado de carga da bateria, graças a um sistema de sonda electrónica com 8 barras. O mostrador esquerdo do painel de instrumentos indica, por seu lado, a percentagem de potência utilizada ou recuperada durante as fases de travagem ou de desaceleração. Três graduações situam o modo de solicitação da bateria: Charge, Eco (gama de funcionamento óptima) e Power. O novo Peugeot 3008 HYbrid4 distingue-se pela sua tecnologia de ponta, que permite conjugar comportamento responsável e prazer de condução em plena serenidade, mas também pelos seus elementos de estilo específicos. O 3008 HYbrid4 será produzido em Sochaux e em Mulhouse no que respeita à parte traseira híbrida. A sua comercialização na Europa está prevista para a Primavera de 2011.

Comentários