Novo Peugeot 308 tecnologicamente eficaz e elegante

O novo Peugeot 308 apresenta novas linhas, integra a inovadora tecnologia micro híbrida e-HDi, pela primeira vez associada também a uma caixa manual, e optimiza os seus consumos e emissões a partir de 98 g/km de CO2. Será apresentado no Salão de Genève e comercializado a partir de Abril. O Peugeot 308 surge com novas linhas que integram os últimos códigos de estilo da Marca. A carroçaria aproxima-se o mais possível da sua mecânica. O aspecto das três silhuetas (berlina, CC e SW) evolui para uma elegância mais tecnológica, ilustrada pela presença de faróis dianteiros de LED e com guia de luz. O dinamismo e a emoção continuam nos genes do 308, nomeadamente quando o seu “olhar” se torna ainda mais vincado, com os novos faróis de xénon com máscara de cor titânio, ou quando a berlina assume o nível exclusivo GTi. Querendo confirmar a sua liderança em termos de comportamento em estrada e de prazer de condução, o Peugeot 308 tem como objectivo tornar-se uma referência em matéria de eficácia ambiental. Após o 508, o novo Peugeot 308 lança a inovadora tecnologia micro híbrida e-HDi, o STOP & START de última geração, no motor 1.6 HDi FAP 112 cv Euro 5. Esta oferta num motor situado no “coração da gama” declina-se numa caixa manual pilotada e numa caixa de velocidades manual - o que constitui uma novidade mundial - para um máximo de prazer de condução. A somar a esta micro hibridação, foram optimizados todos os factores com impacto ao nível das emissões de CO2:

 Redução do peso em 25 kg (média por viatura)
 Lançamento de pneus 16” com Resistência ao Rolamento Ultra Reduzida
 Optimização dos motores de última geração (VTi, THP, HDi Euro 5)
 Cx de 0,28 para as versões de baixo consumo – um recorde no segmento.

O consumo torna-se uma referência:

 98 g/km de CO2 para o 308 berlina 1.6 e-HDi FAP de 112 cv com caixa manual pilotada de 6 velocidades – um recorde no segmento (homologação em curso, disponível no Verão de 2011 – no lançamento apresenta 104 g/km de CO2..
 A oferta de motores, constituída por 4 motorizações a gasolina que vão de 98 cv a 200 cv, no caso da versão exclusiva GTi, e por 4 motorizações diesel de 92 a 163 cv, foi também optimizada para propor uma gama completa e eficaz do ponto de vista ambiental. Assim, a versão “coração de gama” – berlina 308 1.6 HDi FAP 92 cv com caixa de velocidades manual – encontra-se muito bem posicionada, com emissões reduzidas a apenas 110 g/km de CO2. A dotação e a qualidade dos equipamentos do novo 308 permanecem inalteradas, independentemente da silhueta, garantindo um habitáculo espaçoso e confortável. O mesmo acontece com as prestações de segurança primária, secundária e terciária, que continuam a ser do melhor nível. O novo 308 será apresentado como novidade mundial no Salão de Genève 2011 e comercializado na Europa a partir de Abril de 2011. A sua missão consiste em prosseguir a história de sucesso da família 308, da qual se venderam já cerca de 900.000 unidades desde o seu lançamento em Setembro de 2007.
 
Peugeot 308 GTI - Emoção sem compromissos
 
No coração deste espírito desportivo encontramos o motor 1.6 THP 200 cv que associa de forma inédita as tecnologias THP (turbo compressor Twin-Scroll e injecção directa de gasolina) e VTi (elevação variável das válvulas de admissão e desfaseadores das árvores de cames). Este motor, associado a uma caixa mecânica de 6 velocidades, oferece características espantosas. Com um binário máximo de 275 Nm (entre 1.700 e 4.500 rpm) e uma potência máxima de 147 kW (entre 5.500 e 6.800 rpm), o 308 GTi beneficia de recuperações e de acelerações de primeiríssima ordem (6,7 segundos de 80 a 120 km/h em 5ª velocidade; 0 a 100 km/h em 7,7 segundos; 1.000 m de arranque em 27,8 segundos…), enquanto que o seu consumo se situa em 6,9/100 km em ciclo misto, ou seja, apenas 159 g/km de CO2. Trata-se de uma abordagem moderna e responsável, já que, além das sensações de condução proporcionadas ao condutor, as preocupações ambientais estão no coração das prioridades desta motorização. A acústica do motor durante as acelerações foi também trabalhada, com a adopção da tecnologia Sound System. O chassis da viatura, por seu lado, adequa-se ao temperamento da mecânica: apoiado em pneus 225/40 R18, assegura uma excelente estabilidade a alta velocidade e garante conforto em andamentos mais moderados. Os discos de travão de 340 mm de diâmetro à frente e 290 mm atrás contribuem também para a potência da sua travagem. No exterior, o 308 GTi revela subtilmente as suas diferenças, com distinções de estilo  que respondem também aos desejos dos clientes.

O 308 GTi distingue-se do resto da gama por:

- um pára-choques dianteiro «Sport»
- um pára-choques traseiro com um difusor preto Perla Nera
- um dispositivo aerodinâmico traseiro que oferece uma eficácia suplementar a alta velocidade
- uma dupla saída de escape cromada
- logos «GTi» nas laterais e na traseira.

No interior, diversos elementos de estilo são também distintos:

- conjunto de pedais, apoio de pés, punho da alavanca de velocidades e soleira das portas em alumínio, volante desportivo em couro com inserções em alumínio, consola central em preto brilhante e painel de instrumentos específico.

Comentários