Novo Opel Astra GTC: visual desportivo e dinâmica apurada

A Opel vai ter este ano um Outono especialmente activo com o lançamento de três novos ícones: o revolucionário Ampera eléctrico com autonomia alargada, o Zafira Tourer de nova geração e o Astra GTC desportivo de três portas. O GTC fará a sua estreia mundial no 64.º Salão Automóvel de Frankfurt, que decorrerá entre 15 e 25 de Setembro de 2011. O novo Astra GTC destaca-se pelo design marcante e pelo comportamento dinâmico em estrada. As formas esculpidas da carroçaria, onde sobressai a atenção aos detalhes, acrescentam beleza e equilíbrio às linhas aerodinâmicas deste coupé. Dinamicamente, há que destacar desde logo que todas as versões Astra GTC beneficiam de uma configuração especial da suspensão dianteira, com HiPerStrut – conjunto mola/amortecedor de elevada performance –, combinada de forma ideal com o engenhoso eixo traseiro com paralelogramo de Watt, patenteado pela Opel. Esta conjugação assegura uma estabilidade ímpar e ainda maior precisão no comportamento dinâmico. No segmento dos automóveis compactos, são poucos os desportivos que oferecem uma arquitectura de chassis tão sofisticada. "O Astra GTC é o elemento mais desportivo da família Opel", explica Karl-Friedrich Stracke, CEO da Opel/Vauxhall. "Foi concebido para ser um coupé apetecível, com performances marcantes, sem deixar de ser acessível, espaçoso e versátil. Estamos convencidos de que o GTC trará uma lufada de ar fresco ao segmento dos desportivos compactos". O GTC ocupa o topo da gama Astra em matéria de design e dinâmica de condução. Devendo representar cerca de 15 a 20 por cento das vendas totais do Astra na Europa, a nova variante vai dar ainda mais energia à bem sucedida gama do compacto da Opel, que viu a sua quota europeia de segmento aumentar de 8,3% em 2009 para 11,4% em 2010. O novo desportivo Astra GTC, de cinco lugares, é dono de um design único: não partilha qualquer elemento exterior com outros membros da família Astra, à excepção das caixas dos retrovisores exteriores e da antena. Os modelos de jantes, com medidas de 17 a 20 polegadas, são igualmente exclusivos do GTC. "Quisemos que o Astra GTC fosse a expressão por excelência da linguagem de design da Opel, resumida na fórmula ‘arte escultural aliada à precisão alemã’, e que espelhasse a nossa paixão pelo automóvel", refere Mark Adams, Vice-Presidente da Opel/Vauxhall para o Design. "Não queríamos, no entanto, que a emoção se sobrepusesse à funcionalidade: o Astra GTC é um automóvel engenhoso e acessível, que pode ser utilizado todos os dias."
 
Na fase de início de comercialização, a gama Astra GTC vai ser formada por três opções de motorização – um turbodiesel e duas unidades a gasolina. O motor turbodiesel 2.0 CDTI foi aperfeiçoado e vê a potência aumentar para 165 cv. Está equipado com filtro de partículas e transmissão manual de seis velocidades. A nova tecnologia Start/Stop da Opel, que reduz o consumo de combustível no trânsito citadino, faz parte do equipamento de série deste motor. O 2.0 CDTI alia excelentes performances a uma elevada eficiência. Debita até 380 Nm de binário graças à função overboost e permite ao Astra GTC acelerar de 0 a 100 km/h em apenas 8,9 segundos. A velocidade máxima é de 210 km/h. O consumo combinado fixa-se em 4,9 litros de gasóleo aos 100 km e as emissões de CO2 cifram-se em 129 g/km. Com um depósito de combustível de 56 litros de capacidade, o Astra GTC 2.0 CDTI pode oferecer autonomias superiores a 1100 quilómetros. O sistema Start/Stop também está integrado nos dois motores 1.4 Turbo a gasolina com  120 cv e 140 cv. No mercado português estará disponível apenas a versão mais potente deste propulsor. Dispõe de caixa manual de seis velocidades, debita um binário máximo de 200 Nm e consome 5,9 litros aos 100 km, com emissões de 139 g/km CO2. A oferta de motorizações a gasolina culmina na unidade 1.6 Turbo com 180 cv (132 kW) de potência, dotado de transmissão manual de seis velocidades, que é capaz de alcançar a velocidade máxima de 220 km/h.

A Opel anunciará por ocasião do Salão Automóvel de Frankfurt a disponibilização de mais motorizações. As versões de performances superiores, grupo em que se inclui o futuro OPC, seguir-se-ão em 2012. O Astra GTC sobressai pelo evoluído chassis que assegura uma dinâmica referencial. E o prazer da condução – tanto quanto a segurança – pode ser ainda reforçado por um vasto leque de sistemas inovadores. O sistema de câmara dianteira Opel Eye da segunda geração beneficia de funcionalidades melhoradas e ampliadas. A função de Reconhecimento de Sinais de Trânsito (TSR) está agora apta a identificar mais sinais e as informações que fornece são complementadas com dados do sistema de navegação. Além do já conhecido Aviso de Saída de Faixa (LDW), a câmara apoia agora uma nova função de Indicação da Distância ao Veículo da Frente (FDI) que informa visualmente o condutor da distância que o separa do veículo que segue à frente. Outra estreia do Astra GTC é o novo sistema de faróis direccionais Iluminação Dianteira Avançada Bi-Xenon da quarta geração (AFL 4). Para além das nove funções do conhecido AFL+ – que incluem a comutação automática entre médios e máximos – é reforçado por um sistema de Regulação Inteligente do Alcance dos Faróis (ILR) que se serve da câmara dianteira do sistema Opel Eye para medir a distância em relação ao veículo da frente e ajustar o padrão e a altura das luzes de médios. Isto permite optimizar continuamente a iluminação sem encandear outros condutores. Com estas dez funções, o Astra GTC oferece o melhor e mais completo sistema de iluminação do segmento dos compactos. O Astra GTC foi concebido e desenvolvido no Centro Internacional de Desenvolvimento Técnico da Opel, em Rüsselsheim, Alemanha, e será produzido em Gliwice, na Polónia.

Comentários