Estreia mundial de 2 novos automóveis e 3 'concepts' no Salão de Tóquio

Sob o tema "Renovar o prazer na condução", a Toyota vai revelar vários modelos novos e concepts no 42º Salão Automóvel de Toquio. No espaço Toyota, a estreia Mundial do esperado e amplamente elogiado veículo desportivo na sua versão final de produção. O modelo compacto, de tracção traseira com motor frontal, que foi desenvolvido com enfoque no condutor, vem reafirmar o prazer e divertimento de condução; característica comum em todos os desportivos Toyota. Também em estreia Mundial, o Toyota AQUA1, um veículo híbrido compacto que tem como objectivo proporcionar todas as vantagens deste sistema de propulsão - na eficiência de combustível, na utilização fácil, confortável e gratificante, e na sua condução divertida - aliado a um preço acessível. O AQUA combina a possibilidade de acomodação de 5 pessoas numa carroçaria compacta e o sistema híbrido Toyota, proporcionando uma eficiência de combustível única, registando apenas 2,8 l/100km (sob o ciclo de teste Japonês JC08). Com 3.995 mm de comprimento, no desenvolvimento de design do AQUA os engenheiros prestaram especial atenção à altura mínima de forma a incrementar a performance aerodinâmica e, ao mesmo tempo, oferece amplo espaço interior, conforto a todos os passageiros e uma bagageira com boa capacidade. O leve sistema híbrido compacto foi apurado com as últimas tecnologias, combinando um motor a gasolina 1.5 litros com um motor eléctrico de elevada potência, colocando-o como o sistema de propulsão híbrida mais eficiente da actualidade. Para além do aprimorar do seu funcionamento, os componentes do sistema híbrido foram desenhados para oferecer um baixo centro de gravidade, tendo como consequência a dinâmica e comportamento ágil traduzida em prazer na condução, em todas as situações.

Com lançamento previsto para o mercado Japonês no final de Dezembro de 2011, o Toyota AQUA vai ser apresentado nos restantes mercados mundiais, com excepção da Europa. Para além dos modelos de produção, a Toyota vai apresentar vários veículos concept. O Fun-Vii (Fun Vehicle interactive internet) trata-se de um modelo concept que apresenta a visão da Toyota onde os veículos, as pessoas e toda a sociedade se encontram interligadas, interagindo em harmonia entre si. A par da estreia Japonesa do Híbrido Eléctrico Toyota Prius Plug-in – que melhor corresponde às necessidades de redução de emissões de CO2 e à diversificação energética– vão ser apresentados duas gerações dos próximos veículos amigos do ambiente. O concept FCV-R (Fuel Cell Vehicle – Reality & Revolution) é um modelo sedan com 4.745 mm de comprimento, que se move a hidrogénio. Esta fonte energética promissora, isenta de emissões CO2 e possível de obter de variadas formas, permite o armazenamento e o transporte de forma acessível. Este concept representa o próximo passo na comercialização deste tipo de veículos Toyota, previsto para 2015. Com a unidade de célula de combustível situada por baixo da carroçaria e protegida por uma blindagem, o concept pode acomodar até 4 passageiros e ainda proporciona um impressionante espaço de bagageira. O conjunto de células de combustível, aliado ao depósito de hidrogénio de elevada pressão (70 MPa) permite uma autonomia de cerca de700 km (sob o ciclo de teste Japonês JC08). Com a potencial substituição para curtas distâncias dos veículos a gasolina pelos veículos 100% eléctricos (EV), com a vantagem das zero emissões de CO2, estes automóveis são modelos fundamentais para o futuro do eco mobilidade. O FT-EV III (Future Toyota – Electric Vehicle III) é um eléctrico de 4 lugares, ultra compacto com apenas 3.110mm de comprimento aliado a um conjunto leve, ideal para os trajectos típicos de cidade. A Toyota está a desenvolver a tecnologia aplicada aos eléctricos com o objectivo de disponibilizar um modelo ideal para curtas distâncias, já em 2012. Equipado com uma bateria de iões de lítio, o FT-EV III possui, com uma carga completa, uma autonomia de 105 quilómetros (sob o ciclo de teste Japonês JC08).

Em paralelo e a decorrer com o Salão Automóvel, encontra-se o centro Mega Web em Toquio, local (perto do espaço do Salão) onde a Toyota vai proporcionar a alguns visitantes a possibilidade de realizar um 'test-drive' a alguns veículos que se encontram em exposição, assim como comprovar futuras tecnologias.

Comentários