Nova denominação dos modelos Peugeot

A Marca reinventa a sua política de denominações, em torno do zero central, para corresponder às expectativas dos clientes em todos os mercados de destino. A Peugeot estabiliza as denominações dos modelos em « 8 » para as suas futuras renovações e, no âmbito da sua estratégia de internacionalização, escolhe para os seus novos modelos de conquista nos mercados fora da Europa Ocidental uma terminação em « 1 ». Foi em 1929, com o 201*, que a Peugeot inaugurou a denominação dos modelos com três algarismos, articulada em torno de um zero central.

O sistema de denominações utilizado pela Peugeot, ao longo da história, estrutura-se da forma seguinte:

- o zero central corresponde à identidade da marca Peugeot,
- o primeiro algarismo representa a dimensão do automóvel,
- o algarismo das unidades indica a geração do veículo.


O sistema evoluiu no final dos anos 90, integrando duas letras para qualificar as silhuetas derivadas (CC e SW). Mais tarde, em 2005, enriqueceu-se com o duplo zero central, que qualifica os modelos de arquitectura elevada, como é o caso do 3008 ou do 5008. O desenvolvimento internacional leva a marca a reinventar a sua política de denominações. A partir de agora, a denominação dos modelos Peugeot deixará de se alterar aquando da sua renovação. A estabilização das nossas denominações simplifica a leitura da gama da marca e facilita a sua instalação no mercado.

O « 0 » marca o nosso código genético


O « 0 » central representa o código genético da marca. Esta numeração representa a nossa história e será conservada para sublinhar a nossa notoriedade.

O primeiro algarismo é o símbolo do segmento


O primeiro algarismo, que identifica o segmento do veículo independentemente do mercado de destino, será mantido. O algarismo final responde a novos desafios, a novas ambições

Os modelos terminados em « 8 »


Os modelos cujo nome integra já o algarismo « 8 » no final, como é o caso do 308 ou do 3008, conservarão a respectiva denominação aquando da sua renovação; por outro lado, os modelos da « geração 7 » serão denominados com um « 8 » quando forem renovados. Além disso, uma cobertura mais ampla dos mercados fora da Europa Ocidental conduz ao lançamento de modelos de conquista nos segmentos de coração de gama e de grande volume. Estes modelos inserem-se na gama Peugeot e surgem com novas denominações, através de números terminados em « 1 ».

Os modelos terminados em «1 »


Concebidos especificamente para corresponder a novas expectativas dos clientes, estes modelos de conquista, acessíveis e valorizadores, vão completar a oferta da Marca de modelos terminados em « 8 ». À imagem do novo Peugeot 301 - que a Marca acaba de revelar a nível internacional, e que será fabricado no Centro de Produção de Vigo -, estes modelos, portadores dos nossos códigos de estilo contemporâneos, caracterizam-se no seu segmento pelas qualidades de comportamento dinâmico e de prazer de condução próprias da Peugeot, às quais se juntam aspectos práticos de utilização e prestações de robustez ainda mais vincados. Tal como aconteceu com o 201*, na sua época qualificado como robusto e económico, o « 1 » representará os modelos da Marca acessíveis e valorizadores que correspondem às expectativas dos clientes centradas nos aspectos práticos, na polivalência e no racional. A construção das denominações terminadas pelo algarismo « 1 » será exactamente a mesma dos modelos cuja designação termina em « 8 ». A numeração será com 3 ou 4 algarismos, em função do conceito do veículo, com:
- o primeiro algarismo que situa o segmento do veículo,
- o 0 ou duplo 0 identificador da Peugeot ao centro,
- o último algarismo passará a ser o « 1 » ou o « 8 ».

Ao longo de toda a sua história, a Peugeot soube aliar de forma exclusiva, no conjunto da sua gama, exigência e emoção. Foi sobre esta base que a Marca se construiu e que ela se reinventa para alargar a sua internacionalização e construir a sua subida de gama, associando sempre as dimensões racionais e emocionais.

*201, 201.º projecto da Marca, desempenhou na sua época, um papel particularmente importante num ambiente económico difícil. Os importantes meios industriais consagrados ao lançamento do modelo, ponto de partida para uma nova geração de automóveis, contribuíram para a dinamização da Marca, cujos produtos se tornaram sinónimos de inovação, de elegância, de economia e de robustez.

Comentários