Regresso da Peugeot a Pikes Peak: Sébastien Loeb e o 208 T16 Pikes Peak apontados às nuvens

Sempre na busca de novos desafios, o nove vezes campeão do mundo de ralis Sébastien Loeb e a Peugeot Sport, decidiram atacar a Pikes Peak International Hill Climb, que se realizará no próximo dia 30 de Junho. O campeão francês encetará um assalto à rampa disputada a maior altitude em todo o mundo – 4.301 m na linha de chegada – ao volante do 208 T16 Pikes Peak, especialmente concebido e construído para esta prova pela Peugeot Sport. O evento assinala o regresso da equipa francesa a esta clássica prova americana, após as memoráveis vitórias de 1988 e 1989. O anúncio deste ambicioso projecto, há três semanas atrás, provocou um forte impacto no meio do desporto automóvel. Agora, é chegada a hora de passar à fase seguinte desta grande aventura: a revelação da máquina com a qual Sébastien Loeb tentará chegar à vitória, no Colorado. Apesar do estilo exterior ser inspirado no modelo de série, o Peugeot 208 T16 Pikes Peak foi exclusivamente concebido para esta famosa prova americana, que representa do ponto de vista técnico um desafio muito específico. Não houve quaisquer restrições na construção do 208 T16 Pikes Peak, que competirá na categoria principal, designada ‘Unlimited’, uma categoria que oferece grande liberdade em termos técnicos. Os engenheiros tiveram em conta todos os parâmetros desta competição lendária, a mais antiga dos Estados Unidos da América depois das 500 milhas de Indianápolis, na qual o percurso sinuoso e a altitude extrema representam um cocktail único. Dito isto, a Peugeot conta com uma considerável experiência obtida nesta competição apelidada de “Corrida até às Nuvens” com o 405 T16, que alcançou duas vitórias consecutivas em 1988 e 1989, pelas mãos de Ari Vatanen e Robby Unser respectivamente. Sébastien Loeb é um dos inúmeros fãs que se deixou seduzir pelo filme ‘Climb Dance’, produzido para comemorar o enorme feito de Ari Vatanen. Agora que se afastou do Campeonato do Mundo de Ralis, que dominou durante quase uma década, Sébastien Loeb pretende assumir novos desafios. Em paralelo com o seu recente envolvimento no GT World Series, não hesitou em agarrar a oportunidade de disputar a carismática Pikes Peak Hill Climb e descobrir as suas 156 curvas, que enfrentará sem a ajuda de um co-piloto. O francês terá igualmente de enfrentar um exigente desnível de 1.400 m em menos de 20 km, com a linha de chegada situada a uma altitude de 4.301 metros. O campeão francês tem nesta prova um desafio claramente ao nível do seu reconhecido talento! 


O Peugeot 208 T16 Pikes Peak revela-se! 

Agressivo, desportivo e até feroz… Estes são alguns dos adjectivos que descrevem o fabuloso Peugeot 208 T16 Pikes Peak que vai enfrentar, a 30 de Junho, a competição automóvel disputada a maior altitude em todo o mundo. O carro que Sébastien Loeb conduzirá no Colorado apresenta um design bastante próprio: “As suas proporções são bastante diferentes das do 208 de série”, comenta Michael Trouvé, responsável pelo design de silhuetas no Centro de Estilo Peugeot. “Esta diferença dá-lhe um ar quase monstruoso, no bom sentido. A Peugeot Sport forneceu-nos um caderno de restrições técnicas, tais como a largura e a altura da carroçaria, a posição das rodas e do motor, etc. Com base nestes elementos, concebemos uma versão extrema do 208”. O trabalho de Michael Trouvé e do seu colega Attila Bocsi resultou num carro com uma raça e uma linha ímpares. “Os carros que têm representado a Marca na competição automóvel sempre beneficiaram de formas bem esculpidas, combinando estilo e eficiência aerodinâmica. O 208 T16 Pikes Peak não é excepção e incorpora todos elementos identitários do 208, que marca ele próprio uma nova geração do design Peugeot” refere Michael. “Estou bastante orgulhoso por fazer parte desta aventura, até porque não tivemos muito tempo para trabalhar no design do carro, uma vez que a luz verde foi apenas dada em Novembro e o projecto foi finalizado em Fevereiro.” A aerodinâmica do carro não foi naturalmente sacrificada por causa do estilo. Sediada a poucos km da Peugeot Sport, a equipa de estilistas acompanhou de perto as diferentes fases de montagem: “O deflector traseiro, que foi o usado no 908 vencedor das 24 Horas de Le Mans e o splitter são dois elementos extremos que dão ao veículo o seu ar monstruoso. E estou igualmente maravilhado pela beleza das peças aplicadas sob a carroçaria de carbono!” Resta agora descobrir o potencial da performance do 208 T16 Pikes Peak, assim como a sua decoração definitiva. Um pouco de paciência, tudo será em breve desvendado! 


PIKES PEAK: Uma corrida lendária 

A descoberta de um filão de ouro no meio das Montanhas do Colorado, em Julho de 1858, desencadeou a chegada à região de Pikes Peak de cerca de 100 mil aventureiros caçadores de fortuna, procurando concretizar os seus sonhos. Inúmeras decepções mais tarde, a montanha recuperou a sua anterior tranquilidade e é actualmente classificada como Parque Histórico Nacional. No entanto, a paz de Pikes Peak é interrompida uma vez por ano com uma invasão comparável à do Gold Rush. Quando foi terminado um caminho até ao cume, em 1916, uma nova espécie de aventureiros passou a frequentar esta zona, procurando um tipo de glória diferente. Hoje em dia, juntam-se mais de 150 pilotos, por vezes ao volante de veículos improváveis, para participar na Pikes Peak International Hill Climb, a competição do seu género disputada a maior altitude em todo o mundo e a segunda prova automóvel americana mais antiga, depois das “Indy 500”. O princípio que está por trás da chamada “Corrida até às Nuvens” é simples: um concorrente de cada vez percorre os sinuosos 20 km da estrada de montanha, procurando chegar ao cume, a 4.301 m no mais curto espaço de tempo possível! A linha de partida está situada a uma altitude de 2.900 m, o que significa que os participantes enfrentam uma diferença de altitude de cerca de 1.400 m. Entretanto, a falta de oxigénio é um desafio não apenas para os motores – que podem perder até 30 por cento da sua potência – mas também para os pilotos, que deverão manter-se totalmente concentrados na abordagem às 156 curvas ladeadas de precipícios… É um exercício que exige destreza, preparação meticulosa e também alguma sorte! Ao longo dos anos, a pista de terra foi sendo gradualmente asfaltada e a edição de 2012 foi a primeira a ter lugar integralmente em asfalto. Foi assim sem surpresa que a competição do ano passado produziu um novo record, com Rhys Millen (Hyundai Genesis Coupé) a fazer 9m 46.164s, metade do tempo obtido na primeira subida, em 1916! Entre automóveis, motos, side-car e camiões, existem mais de vinte categorias aceites à partida. A categoria principal é designada de ‘Unlimited’, e é justamente aquela em que o Peugeot 208 T16 Pikes Peak de Sébastien Loeb competirá. Diversas sessões de treinos são organizadas de forma a permitir aos concorrentes a descoberta do percurso, secção a secção. A única oportunidade que terão de efectuar o percurso completo de uma vez só é… no dia da corrida!

Comentários