Novo Peugeot 308: Um design refinado e um 'cockpit' inovador para sensações inéditas

Os designers e engenheiros da Peugeot criaram uma berlina audaciosa, intuitiva e moderna, com um design refinado e de grande pureza. Graças à nova plataforma modular EMP2, o novo Peugeot 308 possui dimensões compactas e um peso mais reduzido (-140 kg). A sua experiência de condução está no topo do segmento e as suas emissões de CO2 são uma nova referência (com uma versão com menos de 85 g/km). Tirando partido de um interior bastante apurado e de um posto de condução inovador (o Peugeot i-cockpit), este veículo promete um enorme prazer de condução. O elevado nível de qualidade, fruto de um caderno de encargos muito ambicioso, posiciona este veículo ao nível dos melhores, encarnando a “subida de gama” da Marca. O novo Peugeot 308 possui todos os requisitos essenciais do segmento C, com dimensões compactas (comprimento: 4,25 m e altura: 1,46 m), um interior espaçoso e uma bagageira particularmente volumosa (470 litros sob a chapeleira). Mas este veículo vai mais longe, constituindo uma proposta forte e diferenciada, com o objectivo de conquistar novos Clientes. "O novo Peugeot 308 tem um design exterior refinado e tecnológico, que inspira robustez e qualidade". Gilles Vidal, Director de Estilo Peugeot. Graças às suas dimensões compactas, às suas proporções equilibradas, ao seu peso reduzido e a uma carroçaria ajustada ao máximo aos componentes mecânicos, o novo Peugeot 308 apresenta uma postura plena de raça e dinamismo, como um atleta confiante nas suas capacidades. O seu carácter é afirmado pelo cuidado e qualidade aplicados em cada pormenor. O novo Peugeot 308 apresenta uma assinatura luminosa forte. Na dianteira, as luzes Full LED, expressivas e esculpidas como uma obra de joalharia, definem um olhar felino e tecnológico. São propostas de série no nível topo de gama, o que constitui uma estreia mundial no segmento. A riqueza do design e a qualidade do trabalho estético estendem-se igualmente à traseira, com as três garras Peugeot desenhadas por luzes de LED para reforçar a imagem tecnológica e dinâmica do veículo. "Quando nos instalamos a bordo, descobrimos um universo com linhas apuradas, completamente inédito no mundo das berlinas, com um cockpit intenso, inovador e intuitivo, o Peugeot i-cockpit." Vincent Devos, Responsável de Produto. 

O Peugeot i-cockpit oferece um novo tipo de sensações ao volante. Tudo foi concebido para proporcionar uma experiência de condução sensorial e intuitiva: um volante compacto para sensações dinâmicas intensas, um painel de instrumentos elevado, para ler as informações sem tirar os olhos da estrada, uma notável consola central elevada e um grande ecrã táctil de 9,7’’ para uma condução intuitiva. Este último reúne vários comandos, o que resulta num evidente ganho em termos de ergonomia. Os designers puderam assim criar um painel de bordo muito puro, com apenas alguns botões. Esta abordagem inédita, na qual pureza e tecnologia se associam, é simbolizada pelo botão de controlo do volume, com um acabamento ao nível de um equipamento Hi-Fi de grande qualidade. "Na estrada, o prazer de condução é incrementado pela nova plataforma modular EMP2. Com uma redução considerável de peso, contribui para o dinamismo e maneabilidade do novo Peugeot 308." Laurent Declerck, Director de Projecto do novo Peugeot 308. A experiência de condução do novo Peugeot 308, incrementada através do volante de dimensões reduzidas, assenta na experiência da Peugeot em termos de ligações ao solo e nas qualidades da nova plataforma EMP2 . Esta plataforma, na vanguarda tecnológica com 116 patentes registadas, contribui para as excelentes qualidades dinâmicas do veículo. Contribui igualmente para a segurança e conforto, ao permitir a aplicação de vários sistemas de ajuda à condução, assim como para uma importante redução de peso no veículo (140 kg relativamente à geração anterior). Esta redução do peso é benéfica para o dimensionamento de todos os órgãos e permite, entre outros, ganhos importantes em termos de emissão de CO2. Como resultado, o novo Peugeot 308 estabelece novas referências, com uma versão cujas emissões são inferiores a 85 g/km de CO2. O novo Peugeot 308 encarna em pleno a estratégia de subida de gama, iniciada há vários anos pela Marca. O seu caderno de encargos tinha como pedra angular o melhor nível de qualidade. Foi esta ambição que guiou designers e engenheiros desde o início do projecto. Cada elemento, tanto no exterior como no interior do veículo, foi tratado com uma elegância e um cuidado particulares. O painel de instrumentos, por exemplo, associa-se ao universo da relojoaria de qualidade e o seu desenho evoca tecnologia e dinamismo. A escolha de materiais nobres e valorizadores, assim como as decorações em cromado acetinado ou preto lacado contribuem, igualmente, para esta percepção de qualidade. 


É na fábrica de Sochaux que será produzido o novo Peugeot 308. As instalações francesas de Trémery e de Douvrin fornecerão todos os grupos moto-propulsores. O novo Peugeot 308 será apresentado em estreia mundial no Salão de Frankfurt, a 10 de Setembro 2013 e será comercializado a partir do Outono 2013 na Europa.

Comentários