25 Anos Lexus - A paixão em busca da perfeição

A paixão pela perfeição foi, é, e será sempre a filosofia de existência da Lexus. A procura incessante pelo que há de melhor é o mote de todos os Lexus desenvolvidos desde 1989, momento em que o primeiro veículo saiu da linha de montagem a ostentar o logótipo Lexus. Desde esse momento a Lexus alterou o mercado dos segmentos Premium não apenas pelo design, tecnologia ou técnicas de produção, mas também pela forma como os clientes se relacionam com a marca. "Podemos criar um carro de luxo para desafiar o melhor?" – Esta foi a questão que marcou o início da história da Lexus. Para a Lexus a perfeição é mais do que um mero objetivo é, em concreto um modo de vida. 


Como marca Premium Japonesa, a Lexus está empenhada em desenvolver e construir novos veículos, com uma filosofia de design marcante “amazing in motion”, engenharia de ponta e aplicação dos últimos desenvolvimentos tecnológicos. A procura pela perfeição mantém-se nos dias de hoje e manter-se-á no futuro, não sendo apenas o destino, mas sim uma marcante viagem no mundo automóvel. Por essa razão a Lexus vai procurar disponibilizar o melhor automóvel Premium no mundo. Em 1983 o Presidente Eiji Toyoda convocou uma reunião com os executivos e directores desafiando-os a responder à questão. Com mais de 1400 engenheiros e 2300 técnicos envolveram-se, aliando aos 60 designers para desenvolver aquele que foi apelidado de projecto “F1”. Após mais de 400 protótipos construídos, dos quais 100 terminaram em crash test, e testados incessantemente por mais de 4.3 milhões de quilómetros em testes em estradas Europeias, Japonesas e nos Estados Unidos, nasce o primeiro Lexus. Decorria o ano 1989, quando o primeiro modelo a ostentar o logo da Lexus, saiu das linhas de produção, o LS 400. Com o desenvolvimento de produtos marcantes como o Lexus SC 430, GS 300 e a segunda geração LS 400, entre 1991 e 1995, a Lexus incidiu nos primeiros anos nos mercados Americanos e Japonês. Com o sucesso e pressão dos clientes a gama foi expandida, em 1998, com o SUV RX 300. Seguiram-se as actualizações do LS, com um novo motor V8 de 4.3 litros que foi alargado ao elegante modelo descapotável SC.Em 2002, a marca volta a revolucionar o mundo automóvel Premium com a introdução do primeiro SUV híbrido do mundo, o Lexus RX 400h. Este modelo foi pioneiro na aplicação de um motor a gasolina com dois motores elétricos (frontal e traseiro) que conferia tração às 4 rodas. Com esta tecnologia a Lexus proporcionava performance e ao mesmo tempo uma poupança no consumo de combustível e nas emissões. Seguiu-se o primeiro híbrido do mundo de tração traseira o Lexus GS 450h, em 2006 e, no ano seguinte, o primeiro veiculo híbrido do mundo de tração integral, o luxuoso Lexus LS 600h. Em 2008, os engenheiros da Lexus criaram a marca F, na qual resultou no Lexus IS F e dois anos depois iniciou o projecto LFA. O superdesportivo foi importante para a Lexus, ao criar uma nova abordagem, para atingir um objetivo – Performance. O Lexus LFA encontrava-se munido de motor V 10 que disponibilizava 560 cavalos. Aplicando as melhores técnicas e inovações, o projecto LFA culminou com a produção limitada a 500 unidades, com todas as unidades vendidas. Em 2010, a Lexus apresentou o primeiro híbrido no segmento C Premium com o CT 200h, seguindo-se o desenvolvimento da tecnologia para a introdução de novas gerações do Lexus RX 450h, GS 450h, LS 600h. 



Actualmente na Europa a venda de Lexus híbridos representa 60% das vendas. Com entrada no mercado nacional em 1998, a Lexus iniciou a sua actividade em Portugal apenas com 2 modelos (GS e LS). Com um princípio de proporcionar uma experiência única de pose, quer seja no momento de aquisição, condução ou assistência, a Lexus tem vindo a cimentar a sua exclusividade e tecnologia no mercado nacional. Graças à combinação da tecnologia de um motor elétrico com um avançado motor a gasolina todos os Lexus proporcionam performance e, por outro lado, economia de combustível e baixas emissões. Com muitas outras vantagens, a Lexus acredita nas valências desta tecnologia sendo o único construtor automóvel no mundo a disponibilizar todos os modelos da gama híbridos. Este ano também marcou o mundo automóvel ao ser o primeiro construtor a disponibilizar duas motorizações híbridas na mesma carroçaria, o Lexus GS 300h e o Lexus GS 450h. Desde a entrada de comercialização até Novembro 2014 a Lexus Portugal comercializou 2968 unidades, tendo atingido no mês de Novembro o Lexus 1000 híbrido, representando 29,7% do total das vendas acumuladas, 100% das vendas de 2014.

Comentários