Peugeot 3008: evolução SUV


O novo Peugeot 3008 vê-se finalmente revelado. Ansiosamente aguardado, investe no segmento de mercado SUV C, categoria de veículos em plena expansão em todas as regiões do mundo. Vem ao encontro de uma clientela exigente, que busca a diferenciação e novas experiências, integrando activos muito fortes. Seja pelo seu espectacular Peugeot i-Cockpit de última geração, pelo estilo notavelmente inspirador, pela performance optimizada da arquitectura ou pelos seus equipamentos high tech, o novo SUV Peugeot 3008 tem como ambição impor-se desde o início como um grande protagonista. Inaugura na Peugeot uma nova gama de modelos SUV, apresentando-se como o seu emblema a nível mundial. O novo SUV Peugeot 3008 será a estrela maior do stand da Peugeot no «Mondial de Paris», salão onde se apresentará ao público antes do seu lançamento mundial. Há vários anos, e independentemente do segmento a que se refira, que o mercado SUV está em explosão. Na Europa, no segmento C, ainda o maior e mais diversificado, as vendas de SUV multiplicaram duas vezes e meia desde 2009, a data de lançamento da primeira geração do Peugeot 3008. Presentemente, na Europa e tendo em conta a totalidade dos segmentos, um em cada dez carros pertence à família dos SUV C. Verdadeira encarnação da modernidade automóvel, simultaneamente estatutário, tecnológico, gerador de emoções e de prazer pessoal, um SUV valoriza o seu condutor e é portador de valores perfeitamente integrados no tempo presente. Ele encarna não apenas um desejo de expressão pessoal, mas também um desejo de expressar o seu sucesso, com o olhar dos restantes a impor-se como o espelho do seu próprio valor. Demonstra a aspiração de evasão e de novas experiências. 

Porque os condutores de hoje esperam que o seu carro renove a sua experiência automóvel. Que o tempo das deslocações, visto hoje e muitas vezes como uma restrição, se torne num tempo optimizado pela experiência, pela emoção e pela partilha. Que a interacção com a máquina seja intuitiva e sensorial, como se o veículo incluísse as necessidades dos ocupantes e fosse capaz de se adaptar. E que este último proporcione um habitáculo acolhedor, personalizável e tão sossegado como o interior da sua própria casa. E que veículo responde mais a estas aspirações? O Sport Utility Vehicle, o SUV, um conceito que ultrapassa a sua designação para construir o seu próprio imaginário. Todos os construtores compreenderam isso claramente e a oferta global é agora gigantesca. No entanto, a experiência de condução a bordo de um SUV vai raramente ao encontro dessas expectativas. O desafio para a Peugeot foram as dimensões, não só pela adopção de todos os códigos do segmento, mas especialmente propor uma síntese incrivelmente uniforme, moderna, elegante e inteligente. Com o novo Peugeot 3008, a vontade da Marca é de se tornar emblemática no segmento C SUV com uma proposta altamente desejável, digna do melhor savoir-faire, uma proposta coerente com a sua estratégia de subida em gama. E esta subida em gama materializa-se, em primeiro lugar, pela adopção de série do novo Peugeot i-Cockpit. Finalmente, seja nas versões a gasolina ou Diesel, o novo SUV Peugeot 3008 beneficia, na Europa, de uma gama de motores Euro 6.1 performantes e ultra sóbrios. No domínio a gasolina, todas as ofertas são best in Class na sua categoria em termos de potência. O motor 1.2 PureTech 130 S&S regista 115 g/km de CO2, enquanto o bloco 1.6 THP 165 S&S EAT6 emite apenas 129 g/km de CO2. São 4 as propostas na gama: 

- 1.2 PureTech 130 cv CVM6, em versões standard e de muito baixo consumo
- 1.2 Puretech 130 cv EAT6
- 1.6 THP 165 cv EAT6. 


Na gama Diesel, a tecnologia BlueHDi permite conter as emissões da gama entre os 100 e os 121 g/km de CO2 para potências de 100, 120 e 150 Cv. As adaptações do 1.6 BlueHDi e do 2.0 BlueHDi estão, também eles, entre os melhores do mercado: 

- 1.6 BlueHDi 100 cv CVM5
- 1.6 BlueHDi 120 cv CVM6, em versões standard e de muito baixo consumo
- 1.6 BlueHDi 120 cv EAT6
- 2.0 BlueHDi 150 cv CVM6
- 2.0 BlueHDi 180 cv EAT6.

O novo Peugeot 3008 é produzido na fábrica de Sochaux, sendo as fábricas francesas de Trémery e de Douvrin responsáveis pelo fornecimento de todas as motorizações. O modelo irá beneficiar deste título para o seu lançamento no âmbito do rótulo «Origine France Garantie». A apresentar, pela primeira vez ao público, no «Mondial de l’Automobile de Paris 2016», o novo PEUGEOT 3008 começará a sua comercialização internacional a partir do mês de outubro.

Comentários