Škoda Rapid e Rapid Spaceback otimização do interior e exterior

Posicionados entre as gamas Škoda Fabia e Octavia, o Škoda Rapid e Škoda Rapid Spaceback estão inseridos na categoria dos carros compactos e estabelecem um ponto de referência de espaço, entre a concorrência direta. Compactos no exterior, possuem um generoso espaço no interior. Agora, os dois modelos foram optimizados. O novo visual do Škoda Rapid é particularmente evidente na parte dianteira. Os faróis de nevoeiro modificados brilham na parte inferior do para-choque. Uma estreita faixa cromada standard a partir da versão Style, faz a ligação com as óticas e cria na parte dianteira um aspeto mais amplo. Os farolins traseiros em forma de distinto C, podem ser escurecidos (tecnologia Škoda Rapid LED como uma opção) transmitem à seção traseira um visual mais desportivo. O Škoda Rapid Spaceback na versão Style possui também o prolongamento do vidro traseiro como equipamento standard. O portão da bagageira, popular pelo seu tamanho e largura, torna mais fácil carregar o compartimento de bagagem. O perfil lateral em ambos os modelos é caracterizado pela longa distância entre eixos com um estilo de silhueta coupé, e com a linha tornado bem distinta que cria uma iteração entre a luz e a sombra. Os faróis principais do Škoda Rapid e do Škoda Rapid Spaceback brilham agora com luzes bi-xénon; a luz de circulação diurna utiliza a tecnologia LED. O Light Assistant completa o programa: ativa a luz diurna com a ignição. Um sensor mede continuamente as condições de luz e liga ou desliga os faróis automaticamente. Isto aplica-se tanto ao crepúsculo como à condução em túneis. Um tempo predeterminado para a duração das luzes acesas, pode ser definido utilizando as funções Coming Home e Leaving Home. O espaço ambiente em torno do veículo é iluminado de modo que os passageiros podem entrar e sair com segurança. Finalmente, o assistente de máximo dos faróis garante sempre uma iluminação optimizada da estrada. Em zonas de maior escuridão e a velocidades acima de 60 km/h, o sensor deteta veículos que circulem à frente (até uma distância de 400 metros), bem como o tráfego em curso (até 1.000 metros) e escurece as luzes em conformidade com a situação. Este facelift também inclui como novidade um motor TSI de 1.0 litros disponível para o Škoda Rapid e Škoda Rapid Spaceback

A capacidade de resposta e a eficiência caracterizam o bloco de três cilindros, que está disponível com dois níveis de potência: 
  • 1.0 TSI com 95 Cv, velocidade máxima de 187 km/h, aceleração 0 – 100 km/h em 11,0 segundos, consumo combinado de 4,4 l/100 km, emissões de CO2 de 101 g/km 
  • 1.0 TSI com 110 Cv, velocidade máxima de 200 km/h, aceleração 0 – 100 km/h em 9,8 segundos; consumo combinado de 4,5 l/100 km, emissões de CO2 de 104 g/km
O novo motor a gasolina combina inúmeras vantagens. Graças ao desenho compacto e ao cárter de alumínio, pesa menos dez quilos do que a unidade de 1.2 litros utilizada anteriormente e funciona de forma particularmente silenciosa. Devido às baixas forças de inércia livre, não é necessário um eixo de equilíbrio, que de outra forma seria utilizado num motor de três cilindros. Isso reduz o peso e ajuda a reduzir o consumo de combustível e as emissões de CO2. Além dos dois motores 1.0 TSI estão disponíveis mais três motorizações para o Škoda Rapid e o Škoda Rapid Spaceback. Todos estão equipados com o sistema de recuperação de energia na travagem, sistema start-stop e estão em conformidade com a norma de emissões EU6. 

Os motores Diesel estão equipados com injeção direta e filtros de partículas diesel. Estão disponíveis as seguintes opções:
  • 1.4 TSI com 125 Cv, velocidade máxima de 208 km/h, aceleração 0 – 100 km/h em 9,0 segundos, consumo combinado de 4.8 l/100 km e emissões de CO2 de 113 g/km. 
  • 1.4 TDI com 90 Cv, velocidade máxima de 185 km/h, aceleração 0 – 100 km/h em 11,7 segundos, consumo combinado de 3,9 l/100 km e emissões de CO2 de 103 g/km. 
  • 1.6 TDI com 116 Cv, velocidade máxima de 201 km/h, aceleração 0 – 100 km/h em 10,0 segundos, consumo combinado de 4,1 l/100 km e emissões de CO2 de 107 g/km. 
O Škoda Rapid e o Škoda Rapid Spaceback continuam a dispor de uma vasta gama de sistemas de segurança como por exemplo, o controlo eletrónico de estabilidade - ESC e uma monitorização contínua dos pneus. Também possuem travões multicolisão, que, em caso de acidente, minimizam o risco de múltiplas colisões, impedindo o rolamento contínuo do veículo. O programa de estabilidade do reboque expande o desempenho do controlo eletrónico de estabilidade. A Škoda é conhecida pelas suas soluções "Simply Clever". Ideias que tornam a viagem dos passageiros a bordo ainda mais agradáveis. Os novos Škoda Rapid e Škoda Rapid Spaceback incluem duas entradas USB na parte traseira, que podem ser utilizadas para carregar smartphones ou outros pequenos dispositivos móveis. Além disso, os seguintes detalhes práticos podem ser encontrados no veículo (de série ou opcional): raspador de gelo na tampa do depósito de combustível, tapete de carga e lateral para carregamento da bagageira, um outro em borracha, um suporte para o colete sob o banco do condutor, guarda-chuva no compartimento sob o banco do passageiro, recipiente de resíduos portátil, entrada USB e suportes multimédia na consola central, suporte de bilhete no para-brisa, vários porta-copos, redes nos encostos dos bancos dianteiros e várias opções de redes para a bagageira.

Comentários