Mustang Mach-E GT California Special reinventa o estilo clássico

A Ford apresenta o Mustang Mach-E GT California Special: uma combinação entre uma edição especial clássica e a inovação dos veículos elétricos modernos. Este pack opcional introduz um design inspirado na tradição ao mais recente membro da família Mustang. “Há algo sobre a ideia do espírito californiano que sempre esteve associado à marca Mustang, e agora o Mustang Mach-E junta-se à família”, afirma Kristen Keenan, Designer de Cores e Materiais da Ford. Na década de 1960, os concessionários da Califórnia eram responsáveis por uma grande parte de todas as vendas e desejavam que a sua contribuição para o sucesso do modelo fosse comemorada através de um pack exclusivo. Os concessionários trabalharam em conjunto com a Ford e, em 1968, nasceu o California Special original. Os detalhes em vermelho e preto e as soluções aerodinâmicas do coupé definiriam o pack de equipamento durante anos. Foram fabricadas pouco mais de 4.000 unidades do Mustang California Special original. Com o lançamento da sétima geração do Mustang de duas portas em 2024, a Ford decidiu dar uma nova perspetiva ao que poderia ser o California Special. “Fizemos algumas modificações arrojadas”, declarou Stefan Taylor, Designer de Exteriores da Ford. “Hoje, estamos a criar algo novo para a marca Mustang, garantindo, ao mesmo tempo, o respeito pela sua tradição.” Taylor explicou que a sua equipa pretendia transmitir visualmente o que a Califórnia representava. “Pensámos no que poderíamos fazer em termos de cores e materiais para contar a história a partir de uma perspetiva mais moderna.” Nesse ano, a Ford suprimiu as entradas de ar laterais, alterou o grafismo do modelo e abandonou os detalhes em vermelho e preto em favor de uma nova cor. “Na Califórnia, graças à beleza do seu litoral, o azul é uma escolha natural”, referiu Keenan. “Desenvolvemos uma nova cor chamada Adriatic Blue. Esta cor varia entre o claro e o escuro, tal como a água do oceano, e é extremamente cromática, chegando, em alguns casos, a assumir uma tonalidade azul violeta. É simplesmente uma cor dinâmica e belíssima.” O Adriatic Blue é agora a pedra angular do pack California Special, presente tanto no Mustang de duas portas como agora no Mustang Mach-E. O Mustang Mach-E apresenta elementos de design semelhantes aos do seu irmão Mustang de duas portas, mas tanto Keenan como Taylor afirmam que não se pretende que sejam idênticos. “Não queríamos copiar e colar o que fizemos com o Mustang de duas portas. O design honra o lugar do Mustang Mach-E na família Mustang, ao mesmo tempo que lhe confere uma identidade própria”, afirmou Taylor. Ambos os modelos apresentam detalhes em Adriatic Blue nas jantes, grelha e logótipos exteriores e interiores, ostentando ambos uma versão atualizada do tipo de letra 'California Special', que troca o estilo tradicional dos anos 60 por um visual moderno, em blocos. O Mustang Mach-E apresenta elementos de design adicionais, incluindo:

• Jantes de 20 polegadas em cinzento carbonizado com o logótipo GT/CS impresso, juntamente com tampões aerodinâmicos em preto brilhante

• Moldura anodizada escura envelhecida no emblema do pónei na grelha

• Um grafismo especial no capô, inspirado na costa da Califórnia

Tem a marca California Special no capô, com linhas radiais do pôr do sol em camadas cinza e preto, e um destaque em azul a representar o oceano”, explica Taylor. Mas é o interior que distingue o Mustang Mach-E GT California Special: os bancos desportivos são revestidos com tecido Navy Pier ActiveX e Miko com riscas refletoras azuis e prateadas. A consola central e o volante também são revestidos com o mesmo tecido ActiveX azul-marinho, enquanto os tapetes a condizer refletem os detalhes azuis e prateados dos bancos. O Mustang Mach-E California Special tem como base a versão GT e oferece até 515 km de autonomia1 , 487 CV de potência e 950 Nm de binário. Em homenagem ao processo de design popular do California Special, a Ford continua a inspirar-se na comunidade que ajudou a tornar o Mustang num ícone. Tanto Keenan como Taylor, ambos proprietários de Mustangs, participam regularmente em eventos automóveis e encontros de proprietários de Mustangs. Os seus designs são influenciados pelas tendências e pelas formas como os proprietários modificam os seus carros. Na verdade, as jantes Adriatic Blue do California Special foram inspiradas nos veículos expostos no SEMA Show, em Las Vegas, o maior evento mercado pós-venda automóvel. “Em salões do automóvel e eventos Mustang, vemos todo o tipo de modelos Mustang modificados. Há muita inspiração a retirar da forma como estes clientes personalizam os seus veículos. Isso levou-nos a usar a cor Adriatic Blue nas jantes deste modelo”, referiu Taylor. “A personalização é uma parte importante do gosto das pessoas pela marca, por isso queríamos garantir que oferecíamos aos potenciais clientes um ‘pack’ capaz de se destacar e oferecer algo único neste segmento.” O Mustang Mach-E GT California Special oferece o melhor de dois mundos: performance elétrica avançada combinada com um design inspirado na tradição e no estilo californiano atual. O Mustang Mach-E California Special estará disponível para encomenda a partir da primavera de 2026.

Comentários